Doenças intestinais mais comuns

As doenças do sistema digestivo podem trazer muito desconforto e complicações, dificultando o funcionamento normal dos intestinos.

IntestinoOs intestinos fazem parte do sistema digestivo e através deles são absorvidos os nutrientes de tudo o que ingerimos . Quando se fala em problemas intestinais, a maioria das pessoas relata constipação e infecções por bactérias. Mas os sintomas e a gravidade vão depender de cada paciente. Confira algumas das doenças mais comuns causadoras de desordens intestinais.

Doença de Crohn

                       

doença de crhonA doença de Crohn é uma doença crônica inflamatória que pode ocorrer em qualquer parte do sistema digestivo atingindo na maioria das vezes o íleo e o cólon. É causada pela resposta autoimune do organismo que afeta o trato digestivo ocasionando a inflamação. Os sintomas da doença são dores abdominais, perda de peso, febre e diarréia. Ainda não existe uma cura para a doença. No tratamento é possível obter melhoras e alívio dos sintomas.

Síndrome do Intestino irritável

síndrome do intestino irritávelA Síndrome do intestino irritável ou do cólon irritável, é um distúrbio funcional que causa desconforto abdominal. Geralmente esse desconforto se inicia após a alimentação e desaparece logo após a evacuação. Entre os sintomas estão: dores abdominais, obstipação ou diarreia durante um longo período A maioria das pessoas obtêm melhora após alterações alimentares ou por medicamentos receitados pelo médico.

Doença Celíaca

doença celíacaOs pacientes da doença celíaca são sensíveis ao glúten. Quando são ingeridos alimentos como pães, massas e outros ocorre a inflamação e má absorção dos nutrientes, vitaminas e sais minerais. Entre os sintomas encontram-se: diarreia, fadiga, perda de peso ou falta de crescimento nas crianças. O tratamento deve ser rigoroso e o paciente não deve ingerir nada que contenha glúten por toda a vida.

As doenças que afetam os intestinos são diversas e muitas delas podem ser gravíssimas. Quando não tratadas podem trazer doenças ainda mais graves. Portanto manter uma alimentação saudável e realizar exercícios físicos regularmente previne e diminui os riscos de problemas intestinais.

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Sou Celíaco e gostei das informções dessa página.

    Victor_acioly
    12/06/12 às 10:22