Doenças transmitidas pelo beijo na boca

O beijo é uma das manifestações de carinho mais prazerosas. Entretanto, é preciso atenção para a possível transmissão de doenças.

casal com coração
O ato de “ficar” hoje em dia se tornou uma prática frequente pela maioria dos adolescentes e jovens da nossa sociedade. Vale sublinhar que o beijo não é uma prática moderna: existem registros encontrados em quatro textos em Sânscrito Védico, escritos na Índia entre os anos de 1.500 a.C que já descrevem pessoas se beijando. Outra referência é Alexandre, O Grande. Muitos estudiosos afirmam que, a partir da invasão da Índia, Alezandre começou a praticar o beijo, disseminando o costume pela Grécia. Hoje, essa prática de carinho e descoberta, muitas vezes descomprometida, pode apresentar alguns riscos. Existem muitas doenças que podem ser transmitidas pelo beijo, muitas delas são graves, mas são fáceis de prevenir.

Gengivite

Doença que inflama a gengiva por meio de bactérias que pode piorar e chegar até o osso alveolar, responsável por cercar os dentes e deixá-los firmes.

                       

Mononucleose

Conhecida também como “doença do beijo”, é comum e não represemta muitos perigos. Os vírus Epstein-Barr e Cytomegalovirus são os causadores e passam de uma pessoa para outra pelo contato com a saliva.

Faringite

A doença pode ser transmitida por meio de vírus e bactérias. Essa doença inflama a faringe, que fica entre as amígdalas e a laringe. Se não tratada pode agravar-se em quadros mais preocupantes.

Cárie dentária

Doença que age por meio da bactéria Streptococcus mutans, que causa a carência do esmalte nos dentes. Se não tratada pode prejudicar toda a carga dentária.

Laringite

Ocorre quando a laringe inflama e pode ser classificada como aguda ou crônica. É transmitida por meio de vírus e bactérias presentes na saliva.

A melhor maneira para prevenir todas as doenças bucais é ter uma ótima higiene, escovando sempre os dentes depois das refeições, usando fio dental e também anti-séptico bucal. E lembre-se: quando notar qualquer sinal estranho, não espere e procure o seu dentista.

Nenhum voto, seja o primeiro





Mais informações por email.

    Fran - 01/02/2014

    Toda vez que eu fico com um menino eles começam a beijar muito depressa e acabo não gostando muito.