Dor de estômago na gravidez

Queixa bastante frequente nos primeiros meses de gestação, a dor de estômago pode ser atenuada com hábitos simples do dia a dia.

Grávida com dor de estômagoDor no estômago e problemas relacionados são motivos das queixas mais frequentes durante o período da gestação.  A dor no estômago pode ocorrer em qualquer parte do abdômen e, geralmente, o fator que desencadeia a dor é a quantidade de órgãos presentes nesta região que ficam comprimidos por conta do crescimento do útero, que cresce em média até quatro centímetros por mês. A ação dos hormônios da gravidez também é um dos elementos apontados como possível causador da dor, já que afetam o processo digestivo da gestante.

Dor de estômago na gravidez: o que é?

A dor é uma resposta do organismo de que algo está errado, por isso o indicado é que a gestante não hesite em procurar um médico e relatar os sintomas.  É o médico que vai buscar soluções para diminuir a intensidade da dor, como o repouso, medicamentos analgésicos permitidos para gestantes e massagem abdominal suave feita por um profissional especializado. Recomenda-se que sejam evitados  os alimentos gasosos, pois costumam aumentar o volume da barriga e comprimir ainda mais os órgãos internos, causando mais dor.  Outra indicação é fazer leves refeições durante o dia, para que o volume do estômago não aumente subitamente, ocasionando o típico desconforto. Sobretudo, atente-se para uma alimentação equilibrada e saudável. Mastigar bem os alimentos e evitar ingerir líquidos junto às refeições também é uma dica dos especialistas para evitar a dor de estômago.

                       

Sempre que a gestante sentir dor de estômago deve repousar e relaxar e se a dor persistir,  tomar algum medicamento analgésico indicado pelo teu médico obstetra. É importante o alerta contra  a automedicação: a gestante nunca deve utilizar medicamentos sem consultar previamente seu médico. Nervosismo, ansiedade e agitação podem agravar ainda mais o quadro de desconforto.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
14/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.