Dormir emagrece ou engorda?

Emagrece. Passar muito tempo on-line pode causar acúmulo de energias, pois nosso corpo passa a lidar de forma diferente com os alimentos.

Mulher dormindoDormir é algo extremamente importante para o nosso organismo, pois o sono é o momento em que o corpo descansa da correria do dia a dia. O sono ainda estimula algumas funções que só trabalham enquanto estamos dormindo; por isso, a importância de se ter uma boa noite de sono e que a mesma dure entre seis e nove horas diárias.

Enquanto estamos dormindo, o nosso cérebro e todos os nossos órgãos vitais estão trabalhando para que na manhã seguinte você acorde renovado e pronto para outro dia. Nesse momento, nosso corpo produz mais hormônios, regula o nosso relógio biológico, abaixa a temperatura corporal, diminui os batimentos cardíacos e a respiração, arquiva tudo na memória; enfim, realiza tudo que precisamos.

                       

Importância

Mulher dormindoO sono está no mesmo patamar de importância da alimentação, a qual deve ser sempre equilibrada para que se possa ter uma vida saudável e fora dos riscos de desenvolver doenças como diabetes, colesterol alto, hipertensão, obesidade e outras. Esses são hábitos que precisam e devem fazer parte da vida de qualquer ser humano, sendo indispensável manter sempre o ponteiro da balança estável, assim como manter uma dieta com alimentos integrais, frutas, legumes, verduras, leite e seus derivados, carnes magras e outros é importante para manter a saúde em dia para manter o peso ideal.
Estudos revelam que a privação do sono causa maiores acidentes no ambiente de trabalho, ocasionando a baixa resistência do organismo e causando depressão, fibromialgia e obesidade.

Relação com a obesidade

Bebê e mulher dormindoOs estudos revelaram que pessoas que dormem somente cinco horas por noite, são mais propensoa a desenvolver, futuramente, a obesidade e tornarem-se adultos obesos, com um relativo aumento no índice de massa corporal. Isso acontece porque durante o sono, o corpo produz uma quantidade maior de um hormônio chamado de cortisol, o qual está relacionado com as situações de estresse e quando o corpo se sente estressado, a primeira função do organismo é estocar gordura no corpo, fazendo com que a pessoa tenha mais fome para diminuir a ansiedade ou o estresse. O cortisol age de maneira mais intensa em pessoas que dormem poucas horas por noite, pois para que o corpo consiga ficar acordado durante um bom período de tempo, o nosso organismo passa por diversas alterações, as quais fazem com que o corpo interprete essa situação como uma “vigília” de alguma ameaça, desencadeando assim o mesmo mecanismo de quando estamos em situações em perigo, no qual o organismo guarda mais energia para combater as ameaças, causando assim o aumento de peso e o acúmulo de gorduras.

Além do cortisol, mais duas substâncias também estão relacionados com o aumento de peso. A ghrelina que é um hormônio sintetizado pelo estômago que é responsável pela regulação do gasto calórico diário e a leptina que é um neuromodulador de gordura que controla a saciedade. Conclusão, quem dorme de 6 a 9 horas por noite emagrece e quem dorme somente 5 horas por noite engorda.

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Thaís
27/07/11


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