Educação ambiental conceito

Em uma época na qual a degradação do planeta é cada vez mais, é também cada vez mais necessária a educação ambiental da população.


Símbolo da educação ambientalAtualmente, há diversos projetos, comerciais e empresas que incentivam a educação ambiental; afinal, o nosso planeta está sendo destruindo por ações humanas. Por isso, a educação ambiental está se tornando cada vez mais algo de muita importância, principalmente por constituir uma maneira de abranger o meio ambiente na educação propondo a todos os cidadãos diminuir os problemas ambientais.
Tudo isso é feito a partir de um processo pedagógico que necessita da participação da população em geral, procurando incutir nas pessoas uma consciência mais crítica sobre os problemas ambientais e as maneiras para acabar e diminuir com eles.

História

Pássaro em árvoreDesde o início, o relacionamento da humanidade com o meio ambiente teve interferência nos ecossistemas; entretanto, antigamente essa interferência era mínima, mas atualmente a ação do homem causa uma forte pressão sobre os recursos naturais.
Atualmente, é muito comum a contaminação da poluição atmosférica com o uso de carros e queimadas, devastação de florestas e matas, caça indiscriminada de animais e plantas e a redução e até mesmo a destruição dos habitats e faunas dos animais e muito mais tipos de agressões ao meio ambiente. Hoje em dia, há no mundo diversos institutos de pesquisas e estudos que visam à conservação da biodiversidade, matas e natureza em geral, como por exemplo, o Greenpeace, Instituto Rã-bugio, IPAAC e outros.

         

Trabalho

Esses institutos criam um intenso trabalho de educação ambiental para toda a população. No Brasil é comum esse trabalho ser realizado com enfâse na população mais próxima à Mata Atlântica brasileira, ou seja, na região norte do país. Tais institutos divulgam projetos como a biodiversidade de anfíbios, répteis, plantas, árvores, mamíferos, aves, enfim, tudo relacionado ao meio ambiente.

Mata Atlântica

Mata Atlântica.

Mas, além disso, é introduzida uma educação ambiental em escolas para que as crianças futuramente sejam adultos conscientes e que ajudem a cuidar do meio ambiente, além de ensinar seus pais, tios e avós de como cuidar da natureza em geral de maneira correta e consciente. Vemos a necessidade de tentar mudar o comportamento humano em relação à natureza, tentando promover a sustentabilidade, renovando os recursos naturais e cultivando os que ainda nos restam, preservando os interesses e vida saudável das gerações futuras e, ao mesmo tempo, atendendo as necessidades atuais do planeta.

A educação ambiental pode ser subdividida em educação formal ou informal, sendo que a formal é um processo realizado por instituições que recorrem às unidades de ensino para ensinar a população a como viver melhor e a informal é caracterizada pela realização de uma educação feita fora de um ambiente escolar, envolvendo assim uma maior flexibilidade de conteúdos e métodos e um público alvo variável com relação à faixa etária, nível de conhecimento sobre os problemas ambientais e nível de escolaridade.
É de extrema importância que as pessoas se conscientizem e comecem a mudar os seus hábitos e atitudes perante a natureza, pois a cada dia que passa estamos destruindo cada vez mais do nosso presente natural.

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página