Educação física escolar para deficientes

Confira algumas informações à respeito da importância da educação física escolar para deficientes visuais, auditivos e mentais.

Basquete deficientes físicosA educação física escolar além de trazer inúmeros benefícios e garantir promoção à saúde pode garantir melhorias para os deficientes. Entre os objetivos da educação física escolar está a inclusão social, além de garantir a melhora da autoestima dos deficientes, melhora as funções do organismo como a força muscular, estimulação da coordenação motora, cognitiva e supera as limitações causadas pela deficiência. A educação física escolar é indicada para a maioria dos deficientes, sejam visuais, auditivos ou mentais. Cconfira alguns dos benefícios da prática da educação física escolar na vida dos deficientes.

Educação física para deficientes visuais

Crianças pulando corda na escolaA inclusão da educação física escolar para os deficientes visuais é primordial, pois eles não possuem nenhuma limitação física que interfira na prática das atividades. O primeiro ponto a ser visto diz respeito ao professor, ele deve estar preparado para lidar com as limitações físicas dos seus alunos, sabendo preparar adequadamente um plano de aula que atenda às necessidades dos alunos. O indicado é que os professores optem por brincadeiras e exercícios que estimulem a capacidade auditiva, como por exemplo, pular corda, já que o aluno irá ouvir o barulho da corda chegando ao chão.

Educação física para deficientes auditivos

Deficiente auditivoA educação física escolar para os deficientes auditivos deve ser focada na comunicação, pois uma pessoa com a capacidade auditiva comprometida apresenta dificuldades na fala. Por isso é fundamental que os professores dominem Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e estimulem o entrosamento com os outros alunos. As escolhas das atividades físicas escolares para alunos com deficiência auditiva devem ser focadas em aeróbica, já que os deficientes auditivos costumam apresentar dificuldades na respiração, as atividades aeróbicas estimularão a função cardiorrespiratória. Os professores poderão ainda utilizar cartazes coloridos que substituam comandos de voz e incentivam a capacidade visual do aluno.

Educação física para deficientes mentais

DeficienteOs deficientes mentais, assim como os outros deficientes, devem participar das aulas de educação física estimulando a relação com os colegas e a interação social. Os benefícios da atividade física escolar para os deficientes mentais são inúmeros, estudos demonstram que um deficiente mental é mais suscetível à obesidade, dessa forma a educação física escolar pode auxiliar na perda de peso e na prevenção de doenças cardíacas.

Mais sobre Educação física escolar para deficientes

Diante disso é importante frisar que a educação física escolar é benéfica para os deficientes, seja de que natureza for, pois além de incentivar nas atividades do cotidiano melhora a autoestima e auxilia na prevenção de algumas doenças.

Saiba mais sobre Educação física



Mais informações por email.

Comentar sobre Educação física escolar para deficientes

Destaque

Batata doce quais os benefícios?

Batata doce quais os benefícios?