Educação física infantil brincadeiras

Confira informações sobre os benefícios e exemplos de brincadeiras que podem ser realizadas nas aulas de educação física infantil.

Professor com alunos fazendo brincadeirasA educação física infantil é vista pelas crianças como uma hora de diversão e brincadeiras, porém a educação física é uma forma de estimular a prática da atividade física no cotidiano das crianças, incentivando assim futuros adultos saudáveis. A educação física infantil com brincadeiras traz muitos benefícios, como a melhora da coordenação motora e cognitiva das crianças, melhora na autoestima, estimulando a interação social entre os alunos, melhorando também o estado psicológico, prevenindo doenças como a depressão. A educação física também previne a obesidade infantil, doenças cardíacas e respiratórias.

Existem muitas opções de brincadeiras que podem ser inseridas no plano de aula de educação física infantil, vejamos.

                       

Jogos ou brincadeiras para educação física infantil

As brincadeiras nas aulas de educação física estimulam a atenção das crianças, confira algumas opções de jogos e brincadeiras para educação física infantil.

Toca do coelho

Crianças brincando com bambolêEssa brincadeira infantil é super divertida para educação física, estimula a coordenação motora e a interação social, já que é realizada em grupo. Para essa brincadeira, o professor deverá colocar bambolês no pátio da escola, duas crianças deverão ficar em cada bambolê, de forma que uma fique fora do bambolê. Quando o professor ordenar o início da brincadeira, as crianças deverão trocar de lugar, indo para outro bambolê, duas crianças em cada toca. Sempre sobrará uma criança que deverá sair da brincadeira.

Pega-pega diferente

Crianças correndoPara realizar essa brincadeira infantil, o professor deverá dividir a turma em dois grupos, identificando-os com lenços coloridos. Quando o professor der a ordem para começar, os grupos deverão pegar uns aos outros, sendo assim a criança que for pega deverá esperar em lugar estipulado pelo professor na brincadeira. O grupo vencedor será o que apresentar o maior número de pessoas no final da brincadeira. Essa brincadeira infantil estimula a coordenação motora e a competitividade entre as crianças, muito propícia para aulas de educação física.

Arremesso

Garrafas pet decoradasBrincadeiras assim estimulam os sentidos das crianças, assim como o senso de direção. Para realizar essa brincadeira nas aulas de educação física, o professor deverá fazer uma linha no chão utilizando um giz ou uma fita adesiva. Então as crianças deverão arremessar garrafas cheias de areia até o ponto estipulado pelo professor na brincadeira, o qual deverá calcular as distâncias dos arremessos e verificar qual criança arremessou mais longe, essa será a vencedora. Em sala de aula, o indicado é que o professor elabore um gráfico com as distâncias calculadas nas brincadeiras e explique aos alunos.

Brincadeiras para educação física infantil

Outra brincadeira indicada para as aulas de educação física infantil são as brincadeiras que envolvem competição e disputa, essas brincadeiras estimulam a concentração, raciocínio e a compreensão de regras. Há muito tempo essas brincadeiras são introduzidas nas aulas de educação física, elas são garantia de diversão, além de incentivar a organização e a cooperação.

Uma das brincadeiras para educação física infantil com essas características é a brincadeira das quatro cores, que estimula o senso de planejamento das crianças, elas conseguem analisar erros e formular estratégias nas brincadeiras. A regra é a seguinte: O azul não pode encostar-se ao azul e o verde não pode encostar-se ao verde.
Essa brincadeira é individual e indicada para alunos maiores de 4 anos, em folhas de papel faça desenhos que podem ser figuras geométricas, animais ou objetos, cada aluno deve receber quatro canetas de cores diferentes e a folha desenhada. O objetivo dessa brincadeira infantil é colorir a figura usando as quatro cores diferentes sem deixar as regiões próximas do desenho da mesma cor. Caso a criança não consiga completar a figura da brincadeira, incentive dando-a uma nova oportunidade de na brincadeira, repintando algumas das áreas.

Professora e crianças fazendo alongamento

A educação física infantil com brincadeiras é uma forma de estimular as crianças, sendo de grande importância sua introdução desde a pré-escola, pois nessa fase a cognição e a coordenação motora ainda estão sendo formadas na criança. As brincadeiras utilizadas nas aulas de educação física infantil são grandes estimuladoras do desenvolvimento dessas habilidades nas crianças.

No vídeo abaixo você confere mais dicas de brincadeiras para a educação física infantil:

Mais sobre educação física infantil, atividades e brincadeiras

Nenhum voto, seja o primeiro



Maria Carolina
30/10/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook