Educação no Brasil atualmente

A história da educação no Brasil não é das melhores para se contar e que, apesar de alguns avanços, ainda deve muito para a sociedade.

Todos pela educaçãoNo quesito educação, o Brasil já passou por períodos precários na sua história. Pode-se considerar que atualmente alguns passos foram dados para que houvesse um avanço, tanto no que diz respeito aos aspectos de infraestrutura, formação de professores, materiais de ensino, progresso de tecnologias e ainda alguns outros, para favorecimento da aprendizagem. Embora com esses investimentos e incentivos, os resultados de avaliação do ensino como pelo ENEM e SAEB SPAECE, por exemplo, não se chegou ainda a resultados condizentes com as políticas governamentais e aplicações efetuadas. As escolas públicas não conseguem dar o recado dos fundamentos mais básicos e principais da aprendizagem, como por exemplo, de leitura e escrita.

Educação no Brasil resumo

Escrevendo em mapa do BrasilA educação é o instrumento mais importante para o progresso de um país e que o faz crescer, aumentar a renda e o nível de vida das pessoas. No Brasil, apesar do avanço da educação, muita coisa necessita ainda ser realizada.

                       

Hoje, pelo menos um terço dos brasileiros, vai à escola diariamente, entre 6º milhões de estudantes e três milhões de professores aproximadamente, o que significa um aumento no nível de escolaridade no país.
O censo do IBGE de 2010 mostra uma redução da taxa de analfabetos de 29% em comparação aos resultados de 2000, mas considerada ainda insatisfatória, pelos métodos utilizados pelo instituto.
Apesar da queda de analfabetos, a reprovação de alunos no ensino fundamental no ano de 2010, o índice de 11% significa que o Brasil é o país que tem mais repetências em todo o Cone Sul, em que se incluem também a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

Por tais números, os quais se estimavam melhores, críticas e questionamentos surgem sobre os avanços, mas o que se percebe é que conforme há o progresso da sociedade, a escola não tem avançado no mesmo ritmo, isto é, ela acontece de forma defensiva, tarde e sem garantias.

Educação no Brasil hoje

Garoto escrevendoO que se enxerga por todos os cantos do país é que a educação no Brasil parece nadar em braçadas curtas demais. Nas escolas que existe a merenda escolar, em que muitos estabelecimentos é de baixa qualidade, os alunos muitas vezes a frequentam pelo alimento que não têm em casa, pois em muitas delas, em locais afastados em que não existe a merenda, muitos nem vão. Não se contando também com o baixo nível de qualidade de ensino dos professores, na grande maioria desmotivados em “ser um professor”, apesar de ter a vocação para ensinar, mas que, nem por isso, devem ser listados como únicos e principais responsáveis.

Sendo a educação paga pelos impostos cobrados, é dever do Estado possibilitar uma educação digna, em que se adquira conhecimentos através de participação ativa na relação governo-escola-professor-aluno.

Uma escola se desenvolve quando há também o desenvolvimento dos professores, não através de processos de atualização vindos de cima, mas através de um autêntico processo de aprendizagem, em que haverá o benefício individual e coletivo.

Mais informações sobre educação no Brasil

1 voto



Adeni
28/08/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook