Efeitos do sal no organismo

Pesquisas mostram que ingerimos 22 vezes mais sal do que precisamos. Esse consumo exagerado traz alguns efeitos colaterais.

SaleiroA humanidade tem um enorme problema com a grande quantidade de ingestão de sal.  Antigamente, o sal era usado para manter os alimentos bons por mais tempo, realizando a famosa salmoura. O sal é importante para a nossa sobrevivência, mas, quando é consumido em excesso, traz sérios problemas da saúde. O sal traz em sua composição o sódio, um elemento químico envolvido na manutenção do equilíbrio de líquidos do corpo.

Malefícios

Hipertensão arterialO aumento da quantidade de sódio no organismo acaba provocando uma alteração nesse equilíbrio de líquidos, podendo elevar a hipertensão arterial e o a quadros crônicos da hipertensão que podem levar ao infarto e também a um acidente vascular cerebral.

                       

Hipertensão arterial é o resultado da força com que o coração bombeia o sangue pelas artérias, provocando assim uma tensão contra as paredes dos vasos sanguíneos.

A hipertensão é um aumento crônico da pressão arterial, que com o passar do tempo, pode prejudicar a flexibilidade das artérias e sobrecarregar o coração e os rins.

Folhas de louro

Alternativa

Uma maneira de diminuir a quantidade de sal é cozinhar usando temperos como especiarias e ervas que dão um sabor melhor aos alimentos e ainda realçam o aroma e cor dos alimentos. Por isso, explore outros temperos como alho, cebola e louro, deixando de lado temperos industrializados, que são ricos em sódio. Reduza também a quantidade de alimentos industrializados, pque contém sódio em grande quantidade.

O problema que atinge a maioria dos seres humanos em pleno século XXI relaciona-se ao uso desmedido da substância em nossa dieta. Cada ser humano deve ingerir cerca de 450 miligramas de sal por dia, entretanto, estatísticas mostram que a ingestão diária de cada pessoa pode passar de 12 gramas, ou seja, uma quantidade 22 vezes maior do que necessitamos diariamente.

Nenhum voto, seja o primeiro


Thaís
30/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook