Empresas que mais poluem o meio ambiente

O Greenpeace e a ONG Declaração de Berna lançaram a votação de pior empresa do mundo. O voto é público e pode ser feito no site da ONG.

Greenpeace LogoUma das ações do grupo ativista Greenpeace é eleger uma lista com as piores empresas do mundo, no que diz respeito à poluição do meio ambiente. O Greenpeace, em conjunto com a ONG Declaração de Berna, disponibilizou uma lista com seis candidatas ao “cargo”. A seguir, veremos as 3 principais concorrentes e quais os motivos para elas terem entrado nessa incômoda disputa.

VALE

Logo ValeA mineradora brasileira tem aproximadamente 120 mil funcionários. Participou ativamente da polêmica na construção da Usina de Belo Monte e sofre processos por medidas de proteção ambiental insuficientes, trabalho em condições desumanas e apreensão ilegal de terras. A Vale despejou, em rios e oceanos, cerca de 114 milhões de metros cúbicos de efluentes à base de óleo, e toda essa quantia foi derramada apenas em 2009, ano em que a empresa sofreu mais de 150 investigações judiciais.

         

Samsung

Logo SamsungA Samsung entrou na lista, principalmente, por conta da maneira como trata seus funcionários. Há inúmeros processos de trabalhadores vítimas do uso de produtos tóxicos, inclusive alguns proibidos, e as afirmações são negadas pela empresa. A Samsung nunca revelou parte dos produtos químicos utilizados, alegando que eles são um segredo industrial. Acredita-se que estes produtos não revelados são os mesmos que causaram a morte de vários funcionários, inclusive jovens.

Freeport

Logo FreeportEssa é desconhecida do público brasileiro. A Freeport é uma empresa de mineração de ouro e cobre, que atua na região da Indonésia e conta com mais de 29 mil funcionários. O motivo de estar na lista? Expulsão e marginalização de índios, e cerca de 230 mil toneladas de rejeitos, jogadas diariamente na natureza local. Segundo os criadores da lista, “essa forma de colonização econômica leva à desintegração, à prostituição e ao aumento da taxa de HIV na população local”.

A lista, assim como todo o trabalho da ONG, tem a missão de advertir, mostrando à população os maiores responsáveis pela destruição do meio ambiente.

Assuntos relacionados

0 voto



Amoedo
16/01/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. GOSTEI DE TODO O ASSUNTO EM RELAÇOA AS EMPRESAS QUE MAIS POLUEM O MEIO AMBIENTE ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE ISSO

    JANEA OLIVA
    28/10/13 às 12:54