Enchentes no Brasil causas e consequências

Pequenas mudanças podem amenizar os problemas causados pelas enchentes, faça sua parte e ajuda a melhorar as condições de sua cidade.

Enchente

O Brasil é um dos países que mais sofre com as enchentes todos os anos. As grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro passam por dificuldades e deixam a desejar quando se fala em planejamento urbano. As áreas mais prejudicadas ficam alagadas e traz caos para as famílias e para as ruas e avenidas. Infelizmente isto não é exclusividade dessas duas cidades, outras também passam pelas mesmas dificuldades todos os anos.

                       

Causas

Lixo

As causas são sempre faladas na televisão, mas a população parece não se importar. Deve-se evitar jogar lixo nas ruas para que não se acumule nas bocas de bueiros, mesmo que seja um papel de bala com certeza ele vai ser levado pela água e de alguma maneira impedirá que a água escorra corretamente até aos bueiros. Além destas atitudes algumas cidades foram construídas muito próximas a rios e quando chove naturalmente ele enche, transborda e alaga toda região à sua volta.

Consequências

Enchente 2

As perdas normalmente são grandes, desde carros que fundem o motor pela quantidade de água que invade os motores, até as casas que são arrastadas deixando milhares de pessoas desabrigadas quando não conseguirem sair a tempo do lugar. Muitos encanamentos e tubulações são estourados deixando de fornecer água potável à população, até que a empresa de saneamento básico faça os reparos necessários.

O ideal é cada um fazer a sua parte e não jogar lixo nas ruas nem em qualquer outro lugar que não seja indicado, se você fizer a sua parte pode ter certeza que ajudará a melhorar este problema, pois cabe a cada um fazer a sua parte evitando que problemas maiores aconteçam.

Conheça o ciclo do lixo, um dos principais vilões causadores das enchentes nesse vídeo do youtube:

Os ciclos do lixo - reportagem de Carlos Soton )

Saiba mais sobre o meio ambiente:

Nenhum voto, seja o primeiro



Andre
23/09/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    sara motta - 06/03/2013

    Fiz um trabalho muita bom,adorei!!!