Encontros vocálicos ditongo tritongo e hiato

Na língua portuguesa encontramos os encontros vocálicos que são divididos em: ditongo, tritongo e hiato, conheçam cada um deles.

Letras coloridas.Dentro da língua portuguesa, encontramos divisões gramaticais para que possamos entendê-la e praticá-la corretamente, no momento de escrever, ler e falar. Os encontros vocálicos são compreendidos, como a ligação de vogais e semivogais, sem a presença de consoantes intermediárias, ou seja, a reunião de uma vogal mais uma semivogal (ou vice-versa) em uma palavra. Podem ser classificados em: ditongo, tritongo e hiato, conheçam abaixo as características de cada um, para que possam usá-los corretamente.

Ditongo

Quando duas vogais encontram-se unidas na mesma sílaba e pronunciadas sem separação. Exemplo: lei – as vogais EI juntas, sem desligar-se uma da outra.
Os ditongos também podem ser divididos em: crescentes, decrescentes, orais e nasais.

Crescentes

Aqueles em que a segunda vogal da palavra possui o som mais forte, frequentemente constituídas pelas vogais A e E. Exemplo: sé-rie – o pronunciamento da sílaba aumenta de timbre com a vogal E.

Decrescentes

Aqueles em que a primeira vogal da palavra contém o som mais forte, normalmente composta pelas vogais I e U. Exemplo: Boi – na pronunciação da palavra o som decai com a vogal I.

Oral

Aquelas que são pronunciadas diretamente pela boca, apresentando o som limpo. Exemplo: gló-ria – o timbre sai exclusivamente pelos canais da voz.

Nasal

Aquelas palavras que ao serem produzidas, sofrem processo de nasalização. Exemplo: mãe – ao dizer as vogais ÃE, o timbre é pronunciado pela boca e nariz juntos.

Mais sobre Encontros vocálicos ditongo tritongo e hiato

Tritongo

Reunião de três vogais em uma mesma sílaba, podendo ser divididos em oral e nasal. Exemplo: Pa-ra-guai – vogais UAI juntas, oral e inseparáveis, no mesmo caso sa-guão, diferenciado por ser nasalizado.

Hiato

Quando ocorre o encontro de vogais ou semivogais em sílabas separadas. Exemplo: jo-e-lho – as vogais O e E, são de ordem gramatical separadas. Assim como em: hi-a-to, ba-ú e muitas outras.
Esses são os encontros vocálicos ditongo, tritongo, e hiato presente em nossa língua.

Assuntos Relacionados



Relacionados com Encontros vocálicos ditongo tritongo e hiato

Mais informações por email.

Comentar sobre Encontros vocálicos ditongo tritongo e hiato

  1. que legal esse encontro vocalicos

    leticia bastos da mata
  2. esse entre muitos saites foi o que eu intendi melhor.

    anna laura
  3. Me serviu muito isso!

    Paola Bueno Maciel
  4. Muito legal!!!

    Leidiane Dos Santos Carneiro
  5. legal consiquim fazer minha licao

    giovanna
  6. Estudar pela internet foi bem melhor do q estudar no caderno ou no livro.Por q na internet tem mais possibilidades de vc aprender mais facil… Valew ae galera abraço…

    wellington
  7. amei

    auany
  8. eu acho muito legal

    auany
  9. bacana as explicações que tem aki …..

    Joel
  10. Máximo
    Nos fonemas ficaria assim: /maçimo/ ?

    Veigabra
  11. consegui fazer meu trabalho

    Hayley Santos Benicio
  12. que masimo estudar pela net legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Noemymoda

Destaque

Corpo Perfeito suplementos alimentares

Corpo Perfeito suplementos alimentares

Veja Também

Quais são os grupos alimentares?