Energia das ondas vantagens e desvantagens

A obtenção de energia a partir das ondas do mar é um recurso ecológico mas que apresenta fatores contrários, como o alto custo.

ilustração de geração de energia no marA energia das ondas ou das marés provém do aproveitamento das ondas oceânicas, por isso, é considerada uma fonte de energia limpa que poderia representar um recurso contra a dependência dos combustíveis fósseis. É um tipo de energia não vendida comercialmente, mas é desenvolvida desde os anos 70 em países como Reino Unido, Noruega e Portugal e França.

De modo físico, a energia das ondas é gerada a partir da energia cinética, ou seja, proveniente dos movimentos da água do mar que são provocados pela subida ou descida das marés. Em um dia intenso,  há cerca de duas marés altas e duas marés baixas, resultado do movimento da Lua em torno da Terra e do movimento da Terra em torno do Sol.

                       

Como funciona

turbina de geração de energia das marésA energia proveniente das ondas é obtida através de barragens construídas em regiões costeiras que tem marés. Essas barragens têm a função de bloquear e controlar os movimentos das marés, acionando as turbinas que, por sua vez, retêm a água das marés altas, liberando-as mais tarde quando há a presença da maré baixa, produzindo assim energia elétrica.

Vantagens

A principal vantagem deste tipo de energia é o fato de ser uma energia renovável que não apresenta mínimos riscos ao meio ambiente. O grande volume de água do mar sobre a terra também é um fator positivo para esse tipo de geração de energia.

Desvantagens

A principal desvantagem da utilização da energia das ondas é que o fornecimento pode não ser contínuo, afinal depende-se do vento e outros fatores para que a maré seja forte ou não. Além disso, a frequência das ondas é baixa para conseguir acionar uma turbina de maneira rápida e efetiva e os aparelhos usados são caríssimos. Com isso, pesquisas e projetos ainda avaliam o custo benefício desse tipo de produção de energia.

Para a instalação de uma barreira para obtenção de energia elétrica é necessário o estudo de pontos adequados nos litorais dos países. No Brasil já existe um protótipo de usina de ondas no Porto de Pecém, Ceará.

1 voto


Thaís
06/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. gostei e aprendi muito valeu ♥

    ♥ Sara
    15/05/13 às 15:29