Enfermagem dia a dia segurança do paciente

O papel dos profissionais da área de enfermagem como atividade que cuida do ser humano. As principais atribuições e responsabilidades.

enfermeirosNa área de enfermagem, inúmeras responsabilidades existem para o profissional que nela atua, talvez nenhuma outra função nesta área de cuidados de saúde tenha um papel tão relevante e que necessita de comprometimento e amor ao trabalho que executa.

Atualmente esse trabalho é mais técnico e especializado, com isso, o enfermeiro como membro de uma equipe multidisciplinar, tem sido mais evidenciado pelo conhecimento adquirido para cuidar do paciente, juntamente com o médico é o profissional mais importante na área de saúde.

                       

A enfermagem

Logo de EnfermagemA enfermagem é atividade de cuidar do ser humano de modo integral e holístico. Seu conhecimento aborda a questão existencial do indivíduo, a responsabilidade pela correção na aplicação das normas e a ética de comprometimento do agente em relação às transformações da sociedade.

O enfermeiro

enfermeirosÉ aquele que cuida do bem estar e da saúde das pessoas doentes, fornecendo-lhes assistência física e psicológica aos mesmos e à família. É o profissional capacitado para atuar em todas as áreas da saúde, tanto assistencial, administrativa como gerencial. Além do enfermeiro, outros profissionais como o Auxiliar de Enfermagem e o Técnico de Enfermagem com suas atribuições específicas e distintas também cuidam e zelam pela saúde das pessoas.

Atribuições

Enfermeira cuidando do pacienteEfetuar os primeiros atendimentos em uma ação de emergência nos primeiros socorros de pessoas acidentadas. Elaborar as fichas médicas, bem como, proceder aos primeiros exames no paciente. Providenciar os curativos de todas as formas e fazer a aplicação de injeções, tomando os necessários cuidados nas suas aplicações. Realizar o acompanhamento do quadro clínico dos pacientes administrando os remédios conforme prescrição médica.

Aos enfermeiros destacam-se principalmente a disciplina, a organização e a atenção, isto é, ao cumprir, ao realizar e ao detectar. O enfermeiro é o profissional mais próximo dos pacientes e que realiza o contato direto com eles.

Nenhum voto, seja o primeiro


Adeni
02/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook