Erros posturais e suas consequências

Com a coluna desalinhada dores e lesões podem aparecer facilmente, tenha sempre uma postura ereta e previna complicações em sua saúde.

Coluna vertebrada.O corpo humano, quando afetado por erros ou vícios de postura, sofre consequências dolorosas. Esses incômodos não aparecem de uma hora para outra, são repetidos diariamente, tirando o corpo do seu eixo natural, podendo surgir lesões nas articulações, na musculatura, dores nas costas, nos tendões e até mesmo dores de cabeça, por isso, o corpo exige uma postura adequada.

 

                       

Coluna vertebral

A coluna vertebral é dividida em quatro partes: cervical, torácica, lombar e sacra; entre uma vértebra e outra há um disco gelatinoso agindo como um amortecedor, quando há uma movimentação inadequada, todas sofrerão as consequências reagindo através das dores. Quanto mais velho o organismo, mais sofrerá com desgastes, perdendo massa óssea e muscular, sendo que uma das principais causas de dores e lesões nas costas é a má postura.

Consequências comuns

Carregando sofá, postura da coluna.A coluna vertebral tem suas curvas naturais, vista lateralmente tem-se: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacra. Caso apareçam curvaturas desajustadas, além do natural, podem surgir: a hiperlordose que é curvatura mais acentuada na região lombar, parte inferior das costas ou na região cervical, no pescoço; a escoliose, quando existe o desvio lateral da coluna e a  hipercifose, quando a curvatura torácica (na parte superior das costas) é muito acentuada. É aquela projeção que todos conhecem como “corcunda”.

Prevenção

Para prevenir que essas dores e lesões apareçam, é fundamental controlar o peso, não permanecer numa posição por muito tempo, dormir em colchão adequado e travesseiro grande que se adapte à região cervical. Exercícios físicos fortalecem os músculos que mantêm o corpo ereto, ao levantar objetos do chão utilize os músculos das pernas, flexionando sempre os joelhos. Cuidado com sapatos, principalmente os de salto alto, ao andar mantenha a cabeça ereta e os braços balançando naturalmente.

Havendo necessidade consulte um especialista o quanto antes.

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
21/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook