Ervas medicinais para o fígado

Algumas ervas medicinais e as grandes propriedades que apresentam para combater os mais diversos males do sistema hepatobiliar.

Bule com cháO fígado, por ser um órgão sensível, pode apresentar incômodos como desconforto do abdômen no seu lado direito, a barriga pode ficar inchada, o apetite faltar ou até aparecer uma dor de cabeça. Isso acontece principalmente quando excedemos na alimentação pesada e gordurosa, como também no excesso de ingestão de bebidas. Começando esses incômodos, uma boa medida é tomar um chá caseiro que atenda ao fígado, bem como, alimentar-se de uma refeição leve e saudável.

O efeito das ervas medicinais

Pessoa tomando cháNo sistema hepatobiliar estão o fígado e a vesícula biliar. As ervas medicinais quando ingeridas, costumam provocar alguns ações benéficas ao fígado devido as suas substâncias, como as ações: Colerética, que auxilia o fígado no aumento da quantidade de bílis segregada, armazenada na vesícula biliar. Depois, com a passagem dos alimentos há o esvaziamento da bílis para o intestino. Nesse processo, o fígado é descongestionado, o que melhora a digestão. Já as plantas com ação colagoga atuam de forma a facilitar o esvaziamento da bílis na vesícula biliar para o duodeno, facilitando o bom funcionamento do sistema biliar, aliviando a dor.

Ervas

Muitas plantas, através de um simples chá podem auxiliar em possíveis problemas com o fígado, vejamos as mais indicadas:

Carduus marianus

Cardo Mariano e alcachofraÉ muito utilizado para problemas no fígado, pois, cientificamente já está provado que ela protege a célula hepática. Tem como princípio ativo a silimarina, que tem o papel de regenerar as células hepáticas que foram danificadas. Suas sementes, folhas e raiz ajudam na melhora do “fígado gordo”, intoxicações, icterícia, hepatite e cirrose. Ela também traz benefícios na quimioterapia, auxiliando a suportar seus efeitos secundários.

Alcachofra

Está na composição de vários medicamentos, pois possui propriedades coleréticas e antitóxica sobre o fígado, ajudando também na digestão. Embora os princípios ativos estejam concentrados mais nas folhas, o caule, os capítulos florais e as raízes podem ser utilizadas.
Dente de leão e boldo

Dente-de-leão

É uma das plantas que mais servem à função biliar, tendo ação colerética e colagoga, muito rica em vitaminas A, B, C e D. Eficaz no tratamento da insuficiência hepática, hepatite e cirrose.

Mais sobre Ervas medicinais para o fígado

Boldo

Planta muito conhecida, possui propriedades coleréticas e colagogas e, por isso, também é utilizada nas doenças do fígado.

Embora a natureza sirva ao homem com todos esses suplementos, não se deve prescindir de uma alimentação equilibrada, o que irá ajudar nas diversas doenças não só do fígado, como do corpo inteiro. Ainda é bom frisar, que as doenças do fígado podem ser graves e sendo assim, a opinião do médico nunca deve ser descartada.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre chá para o fígado:
)

Assuntos Relacionados




Adeni
31/05/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Ervas medicinais para o fígado

  1. Fiquei muito satisfeito com a pesquisa neste syt, meu filho está com os sintomas da DW, e seguiu ontem parta Go-Go, patra efetivar tratamentos necessários, apresentando os sintomas previstos no DW, relatado através de exames laboriatoriais e sitomas pós exames esclarecidos no DW, confirmando visualmente que será revertido pelo médico indicado pela médica que o encaminhou ao Dr. Sebastião Eurico e antecipei através deste as informações necessárias ao tratamento previsto..

    LDOURADO

Destaque

Doença mental esquizofrenia

Doença mental esquizofrenia