Especiarias mais utilizadas no Brasil

As especiarias conferem sabor e aroma agradável aos pratos culinários brasileiros, além de ter propriedades benéficas ao organismo.


Venda de especiarias na feiraQuem nunca leu o termo “especiarias”  nos livros de história? De fato, o comércio de especiarias foi um dos destaque das primeiras décadas mercantilistas da Idade Moderna. Na Europa, por exemplo, as especiarias da Índia  tinham enorme valor comercial e eram consideradas produtos de luxo.  As especiarias são originárias de vegetais e extraídas das plantas e flores. Servem como temperos ou condimentos utilizados em preparações culinárias e conferem sabor e aroma característico aos pratos.

As principais especiarias são açafrão, cardamomo, canela, cravo, gengibre, pimenta malagueta, curry, pimenta do reino, noz moscada, cominho, coentro, orégano, salsa, manjericão, manjerona e anis.  Entre elas, as mais utilizadas no Brasil são:

         

Pimenta do reino

pimenta do reino branco e pimenta do reino pretaA pimenta do reino é conhecida como pimenta redonda uma das especiarias mais tradicionais. Na antiguidade, era usada para disfarçar o sabor dos alimentos em decomposição e atualmente é utilizada na culinária de diversos países. Pode ser encontrada na cor verde, branca, amarela ou vermelha, em pó ou em conserva. Têm propriedades digestivas, aumenta o apetite e ajuda na circulação sanguínea.

Açafrão

açafrãoÉ uma especiaria de coloração amarela ou vermelha, extraída de flores da espécie Crocus sativus, utilizada na culinária mediterrânea, porém, atualmente trata-se de uma especiaria rara, pois sua preparação é muito trabalhosa, além de ser necessária uma grande quantidade de flores. Tem efeito antioxidante, ação anti-inflamatória e diminui a acidez gástrica.

Canela

CanelaA canela é obtida a partir da parte interna da casca da caneleira, é usada na culinária por conta de seu sabor e aroma intenso. É uma das especiarias mais usadas na antiguidade. É encontrada em pó ou em pedaços e possui ação anti-inflamatória, atua contra doenças respiratórias e problemas estomacais.

Ainda podemos citar o cravo da índia, comum na elaboração de prato, gengibre, orégano, salsa, manjericão,  que dão o aroma e sabor às preparações brasileiras.

 

Assuntos relacionados

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. U.u amei otimo resultado :)

    eduarda
    20/11/13 às 15:54
  2. eu gostei muito msm ,pq a minha teacher mandou fazer um trabalho valendo nota sobre isso aqui

    lais
    05/06/13 às 21:34
  3. muito bom isso que eu queria!

    lais
    05/06/13 às 21:27
  4. esse mesmo e site que preciso para fazer o trabalho<3

    Erika
    03/06/13 às 15:03
  5. esse mesmo e site que preciso para fazer o trabalho<3

    alicia
    04/04/13 às 19:24
  6. gostei do assunto tratado achei otimo!!

    Luciana
    03/04/13 às 16:35
  7. É muito bom esse site…Ajuda a fazer pesquisas com notas
    A
    D
    O
    R
    E
    I

    Saulo
    21/03/13 às 11:30
  8. a
    d
    o
    r
    e
    i
    esse site ele tem tudo oque pressisamos

    gabriela
    19/03/13 às 19:41
  9. eu goste muito de site porque ele e muito interessante e muito criativo

    luciene
    19/03/13 às 18:15
  10. GOSTEI MUITO DESSE SITE,ELE É INTERESSANTE E EDUCATIVO.

    AMIGAS
    25/04/12 às 17:01
  11. Achei muito bom , porque era pra fazer uma pesquisa que valia nota.

    tifani
    07/04/12 às 11:26

X
Curta a página