Espécie de pássaro: Calopsita

Admirada por sua beleza, as Calopsitas estão se tornando a preferência dos animais domésticos. Veja sobre a espécie e suas peculiaridades.

Calopsitas

Conhecida também como Caturra, a espécie de pássaro Calopsita é chamado cientificamente de Nymphicus hollandicus, é natural da Austrália e é considerada uma ave doméstico pela legislação ambiental brasileira. Descrita pela primeira na década de 70, a Calopsita é muito procurada por apreciadores de pássaros que gostam de tê-la como um animal de estimação.

Com uma aparência bonita e colorida que encanta os apreciados, o pássaro Calopsita apresenta diferenças significativas em sua aparência em relação ao gênero. Com um comprimento médio de 30 cm, a Calopsita vive muito bem em ambientes domésticos, mas requer alguns cuidados diários para manutenção da saúde e do bem-estar da ave. Conheça algumas informações sobre a aparência, comportamento e cuidados com a espécie de pássaro Calopsita:

Aparência e comportamento da espécie de pássaro Calopsita

Com pelugem bastante variada, as Calopsitas podem ser encontradas nas cores amarelo, branco e cinza, normalmente apresentam um pinta laranja na face, caso não tenha é porque a ave é albina.

Aparência da Calopsita

Os machos possuem uma coloração amarela na região que contornam os olhos e o bico e a fêmea uma face mais cinzenta com manchas menores de amarelo, mas o que realmente diferencia o pássaro macho da fêmea é a parte interna da cauda, pois o macho apresenta uma única cor na pelugem interna da cauda e as fêmeas possuem um rajado nos tons de amarelo e preto. Mas, caso esteja difícil distinguir o gênero do animal é possível fazer um exame de DNA.

O pássaro pesa em média de 85 a 120 gramas, chega a sua maturidade a partir dos 12 meses, em que apresenta reprodução durante o ano inteiro, chegando a chocar de 4 a 7 ovos por reprodução, os quais duram em média de 17 a 22 dias de incubação, entretanto, para isto é preciso que o pássaro tenha registro e legalização de domesticação e que as crias não sejam vendidas.

Com um comportamento dócil e amigável, o pássaro tem uma característica de comportamento bastante interessante, pois são extremamente interativos, divertidos, simpáticos e alegres, adoram cantar e se apegam muito com os donos. É uma espécie de pássaro de fácil adaptação, mas requer um pouco de espaço e de cuidados diários com alimentação, água e atenção.

Cuidados com a espécie de pássaro Calopsita

Com um período de vida média de 25 anos, o pássaro Calopsita precisa de alguns cuidados com relação a sua adaptação no ambiente doméstico, por isso, dê um tempo para que a ave se acostume com o ambiente, pois ela precisa sentir-se tranquila e segura para se alimentar e fazer amizade.

Mais sobre Espécie de pássaro: Calopsita

Cuidados com a calopsita

Deixe a gaiola sempre limpa e abastecida com comida indicada para a raça e água em temperatura ambiente e limpa, não fique pegando-a a todo o momento, pois ela se estressa facilmente, principalmente, se tem pessoas novas ao redor.

Outra dica é manter a gaiola em lugar seguro com pouco barulho e vento, pois ela se assusta facilmente e se caso pense em ter mais pássaros, os apresente o mais cedo possível para a Calopsita, pois assim ela não se apegará tanto aos donos e sim aos companheiros.

Os criadores de pássaros Calopsitas recomendam cuidado com o tabaco, purificador de ar, vela acessa, ventiladores de teto, animais de estimação e perfumes, pois eles são bastante sensíveis e se assustam facilmente.

Gostou desse bichinho? Se você pretende ter um, veja como amansá-lo no vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre pássaros e Calopsitas




Thaís
20/02/14

Mais informações por email.

Comentar sobre Espécie de pássaro: Calopsita

Destaque

ONGs de proteção aos animais

ONGs de proteção aos animais