Espiritismo ciência filosofia e religião

O Espiritismo, doutrina considerada como ciência, filosofia e religião. Os fenômenos vistos através da luz da razão e da verdade.

Planeta Terra sobre as palavras espiritismo, religião, ciência e filosofiaUm fato só é aceito como científico quando ele é explicado através de observações e experiências comprovadas. Nesse sentido o espiritismo é Ciência a partir do momento que examina a comunicação entre espíritos encarnados e desencarnados através dos fenômenos espíritas com experimentos comprovados cientificamente, é “Filosofia”, pois tem na sua essência os procedimentos morais e comportamentais que devem levar o homem à verdade de si mesmo, da vida e do mundo de Deus e é “Religião”, porque entende as obrigações do homem para com Deus, pregando a fé raciocinada, sem dogmas. Estes são os elementos que compõem o chamado tripé da Doutrina Espírita, vejamos um pouco mais:

Símbolo do átomo

Como Ciência

É ciência porque seus estudos são realizados, como disse Kardec, à luz da razão. Daí, os fenômenos que ocorrem através dos espíritos, para os espíritas, não passam de manifestações naturais, sem mistérios e sem efeitos sobrenaturais. Tudo tem uma explicação científica, portanto a comprovação de todos os seus princípios está implícita em fatos concretos existentes.

Como Filosofia

Céu com nuvensAlgumas perguntas como: De onde vim? Para que vim? E Para onde vou? Têm suas respostas a partir dos fenômenos espíritas. A Filosofia, que tem o papel de fazer as interpretações sobre a vida e concepção própria do mundo, também é assim no Espiritismo. São os conhecimentos adquiridos pelo homem à luz da verdade e ajustado à realidade.

Como Religião

JesusO espiritismo é religião porque trabalha com a transformação moral do homem. Seguem no Evangelho todos os ensinamentos de Jesus Cristo e que devem ser aplicados em todos os momentos por cada pessoa, estabelecendo os princípios de amor e caridade, expressões máximas do Cristianismo, conduzindo o homem à prática da fraternidade e da moralidade.

Mais sobre Espiritismo ciência filosofia e religião

Jamais no mundo uma doutrina passou por tantas investigações incrédulas de cientistas e o Espiritismo nunca se importou com isso, pois a ciência só tem ajudado ao espiritismo na comprovação daquilo que acreditam e pregam.

Assuntos relacionados




Adeni
18/01/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Espiritismo ciência filosofia e religião

  1. Que bom que tenhamos agora,um meio tão abrangente, de tão longo alcance para que o rico conhecimento da Doutrina Espírita seja levado a todos os interessados,em sua integridade.

    Lac Cavalcante
  2. Parabéns por tantas informações importantes, eu acredito que as informações tem inportancia no cotidiano da humanide, de certa forma tem carencia de informação.

    Manoel Soares da Silva

Destaque

Dicas para estudar história para prova

Dicas para estudar história para prova