Esquecer de tomar anticoncepcional

Xii, esqueci o anticoncepcional! O que devo fazer? No artigo, a resposta para essa frequente dúvida e alguns procedimentos.

Mulher segurando pílula anticoncepcionalAumentam as chances. O uso de medicamentos anticoncepcionais via oral é muito frequente entre as mulheres, entretanto, uma das principais desvantagens nos anticoncepcionais orais é o esquecimento. A maioria das mulheres faz uso do método contraceptivo oralmente e a pílula precisa ser tomada sempre no mesmo horário e em todos os dias. Entretanto, muitas mulheres se esquecem de tomar o anticoncepcional adequadamente e este ato acaba trazendo sérias consequências. Uma delas é uma maior chance de engravidar.

Métodos anticoncepcionais

Se você deseja fazer uso de algum método contraceptivo, é preciso levar em consideração qual a sua rotina de vida diária, pensando sempre na praticidade que o método escolhido venha a lhe trazer. Há diversos métodos contraceptivos, como por exemplo, o adesivo anticoncepcional, a injeção anticoncepcional, o DIU, anel vaginal, diafragma e outros. Na hora da escolha é preciso obter maiores informações com o seu médico ginecologista, tirando todas as dúvidas sobre todos os métodos contraceptivos existentes, levando em conta a sua idade, se já tem filhos ou não, problemas de saúde entre outros. Se escolher a pílula anticoncepcional, avalie o melhor horário para tomar a pílula, pensando sempre em sua rotina e optando por aquele horário no qual será mais difícil que você se esqueça de tomar o medicamento e para isso a dica é tomar sempre pela manhã no café da manhã, almoço e antes de se deitar.

                       

Como fazer quando esquecer de tomar o anticoncepcional

Cartela de pílulas anticoncepcionaisNos primeiros meses esquecer o medicamento é mais fácil, pois é algo que ainda não faz parte do hábito da mulher, mas mesmo assim tente sempre tomá-lo no mesmo horário e diariamente, criando assim um hábito. Mas, se você acabar esquecendo de tomar a pílula, não entre em desespero, pois as recomendações gerais quando se esquece de tomar a pílula são: tome-a imediatamente assim que lembrar e a próxima pílula no horário habitual, continuando com a sua cartela de anticoncepcional normalmente, desde que a pílula esquecida seja tomada até 12 horas depois do tempo correto. Se o tempo ultrapassar as doze horas é indicado não tomar o medicamento, deixando a drágea na cartela, mas lembre-se que se caso isso acontecer, a dica é fazer uso de outro método contraceptivo para evitar uma gravidez indesejada, mas nada de tomar a pílula do dia seguinte.

Uma das perguntas que geralmente são feitas pelas mulheres sobre o uso da pílula anticoncepcional é se o seu esquecimento pode levar a uma gravidez indesejada. Para garantir uma boa eficácia do medicamento, tanto os médicos como também a própria bula já recomendam tomar o medicamento sempre no mesmo horário e todos os dias da semana.

Nenhum voto, seja o primeiro


Thaís
29/07/11


Mais informações por email.