Estafa mental o que fazer?

A estafa mental é uma sobrecarga na mente causada pelo excesso de atividades intelectuais, desencadeando uma série de problemas.

Homem com estafa mental
Você chega ao trabalho já sentindo vontade de ir embora para a casa, sente dores pelo corpo sem motivos aparentes, sente um desânimo sem fim, não tem mais motivação para fazer atividades que antes lhe davam prazer?

Fique atento! Pois, esses são alguns dos sintomas da estafa mental, problema que pode ter origem física ou emocional e que atinge mais de 40% dos trabalhadores brasileiros.

Entenda mais sobre o que é a estafa mental, seus sintomas e a maneira correta de tratar:

Estafa mental o que é?

Mulher com estafa mental2

A estafa mental acontece quando há uma sobrecarga na mente causada pelo excesso de atividades intelectuais, é constante e bem mais acentuada que o estresse, descapacitando a mente de resolver problemas, resultando no esgotamento do cérebro.

Acontece quando os lobos frontais do nosso cérebro trabalham excessivamente, entrando em um processo de exaustão, perdendo suas capacidades de trabalhar normalmente.

Pode atingir pessoas de qualquer idade, e como desorganiza todo o funcionamento de nosso organismo pode provocar inúmeros problemas de saúde como gastrite, problemas cardíacos, fobias, ansiedade e hipertensão.

Estafa mental sintomas

Homem debruçado na mesa de trabalho

Os sintomas da estafa mental são inúmeros: insônia, lapsos de memória, desânimo constante, irritabilidade, angústia, tristeza, problema de digestão, palpitações, diminuição da libido.

O cansaço mental é tão intenso que o paciente chega a sentir dores físicas, como dores de cabeça fortes, tremores, falta de ar, refluxo e aumento ou perda de peso súbito. Assim, como dores pelo corpo todo sem motivo aparente.

Mais sobre Estafa mental o que fazer?

Estafa mental como tratar?

O melhor tratamento para acabar com a estafa mental é relaxar. Isso mesmo, procure atividades que lhe dão prazer, como por exemplo, ir ao cinema, ler um livro em um lugar tranquilo, fazer exercícios físicos ao ar livre, fazer um passeio no parque com a família ou combine um happy hour com os amigos. Tudo em conjunto com uma alimentação adequada, que está diretamente ligada com a qualidade de vida.

Pessoa lendo livro em rede

Aprenda a relaxar, desfrute dos momentos de lazer, preserve o bom humor, resolva os problemas um por vez, tudo no seu tempo, não realize diversas tarefas ao mesmo tempo, não carregue problemas do trabalho para sua casa, dialogue, fale sobre seus problemas com seus amigos e se necessário procure a ajuda de um profissional, ele poderá indicar terapias e em certos casos até o uso de medicamentos.

Todas essas alternativas são benéficas para seu bem estar e saúde. Respeite seus limites!

Confira um bate-papo com o Neurocirurgião Dr. Fernando Gomes Pinto abordando o tema Estafa Mental:




Talita
23/09/15

Mais informações por email.