Estatura média do brasileiro IBGE

Estatura média do brasileiro IBGE

Os problemas de baixa estatura e desnutrição antigamente eram alguns problemas comuns em todo o Brasil, mas atualmente os índices mudaram.

Garoto tendo sua estatura medida por pediatraQuando falamos de estatura, é impossível fugir de assuntos relacionados com a alimentação e a desnutrição infantil, algo que anteriormente os indicadores da população infantil brasileira diagnosticava uma desnutrição infantil severa.

Consequentemente, se a alimentação encontra-se em déficit, a estatura das crianças e dos jovens é baixa. Porém, no decorrer dos anos os índices antropométricos de desnutrição e baixa estatura diminuíram por conta da melhora na qualidade de vida da população em geral.

Como era

Meninos de costas um para o outroEm 1980 Brasil os dados sobre o crescimento infantil em crianças menores de 5 anos tinha um déficit de ¼ de peso e altura com relação a 79 países em desenvolvimento.

Mais sobre estatura média do brasileiro IBGE

Enquanto em 1992, esse número diminui cerca de 30% a menos que no ano de 1980. Comparando com os outros países o Brasil tinha uma classificação relativamente baixas que predominava em quase todas as regiões. Devemos levar em conta a condição de vida dos anos 80, assim como período da severa ditadura, preocupação com a qualidade de vida e por fim a dificuldade em conseguir se sustentar sem auxílio do governo.

Como está

Garotinha visualizando sua alturaO último censo do IBGE tem o dado de estatura e peso do ano de 2009, mas os cálculos são feitos anualmente. De acordo com a pesquisa, os dados indicaram um aumento significativo no aumento do peso e estatura das crianças e tudo isso acontece por conta do acesso mais fácil a alimentação, caindo em torno de 75% desde o ano de 1974.

O estudo revelou que as crianças e adolescentes brasileiros estão chegando cada mais vez ao padrão internacional padronizado pela OMS.

Escala média brasileira

Estatura dos brasileirosDe acordo com a OMS, os cálculos para os índices de estatura e peso é padrão para todos os países. Para a avaliação de crianças com até 5 anos de idade a escala e a escala vai de 2 a 2, sendo que o número zero é considerado padrão, sendo que a média brasileira das crianças do gênero feminino é de 0,22 e das crianças do gênero masculino é de 0,35. Então a estatura média estipulada para o brasileiro, é de 173.1 cm para homens e 161.1 cm para mulheres.

Enfim, a estatura, é um fator que vem ganhando evolução desde o século XX, a tendência é de um crescimento maior a cada geração. Entretanto, atualmente a preocupação da OMS é com relação a obesidade, por isso, investem milhões na promoção e prevenção de distúrbios alimentares. Com o crescimento das cidades, a preocupação corriqueira das pessoas e o aumento do consumo de alimentos industrializados, a preocupação com a desnutrição ganhou um companheiro, o combate a obesidade também ganhou foco nos últimos anos.

Quer conhecer um pouco sobre a vida de quem não passou ou quem ultrapassou da altura? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre altura

16/11/11 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Gostaria de obter informações detalhadas sobre a média de altura de crianças e adolescentes, ou seja, a partir dos 8 anos de idade até 17.

    fernando rocha

    25/07/13

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook