Etanol e metanol vantagens e desvantagens

O etanol e metanol são substâncias obtidas de produtos de origem vegetal, como milho ou madeira, largamente usadas na indústria.

Homem segurando mangueira de combustível O etanol é um composto químico conhecido popularmente como álcool etílico, usado como um combustível alternativo ecológico e também encontrado na composição de medicamentos, desinfetantes, perfumes e solventes. Sua fórmula é C2H6O.

Já o metanol é chamado também de ácido metílico e é um combustível inflamável que é obtido através da destilação de madeiras, através de gases de origem fóssil ou no processamento da cana de açúcar, possuindo assim uma conformação química muito semelhante ao etanol e sua fórmula é CH3OH, entretanto, possui uma toxidade bem maior. Aprenda mais sobre as vantagens e desvantagens do etanol e metanol:

                       

Etanol

Veja o lado bom e o lado ruim:

etanolVantagens

Como combustível alternativo é mais limpo que as fontes de combustíveis fósseis: durante o processo de queima não é liberado o CO2 e também é um tipo de energia renovável, facilmente obtido em várias regiões, diminuindo assim a dependência de produções estrangeiras e estimulando a geração de renda.

Desvantagens

O etanol está relacionado com o gasto alto de energia durante a sua produção, para a produção do bioetanol é preciso um grande terreno de cultivo de milho para a obtenção da matéria-prima, resultando em áreas desmatadas.

Metanol

Veja o lado bom e o lado ruim:

carro abastecido com metanolVantagens

Comparado ao hidrogênio, apresenta várias vantagens já que é líquido à temperatura ambiente, este pode ser facilmente
transportado e armazenado. Em hospitais, é de grande importância na produção de medicamentos e em alguns processos de reação, na produção de combustíveis realiza o processo de retirada de gordura na produção do biodiesel.

Desvantagens

É um combustível que polui o meio ambiente, é extremamente tóxico, ajuda na formação de um incêndio e pode causar câncer, dor de cabeça, vômito, náuseas e irritação nos olhos.

São dois combustíveis de uso importante da indústria com aplicações em diversas áreas. O etanol está sendo o combustível mais usado atualmente por conta de seu baixo custo em automóveis chamados de flex.

1 voto



Thaís
25/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    carolina - 02/04/2013

    adorei me ajudou muito eu na escola a responder as perguntas da escola