Exames médicos de admissão e demissão

Os exames médicos de admissão de demissão são exigidos por Lei e asseguram os direitos constitucionais do trabalhador e empregador.


Exames médicos de admissão e demissãoAntigamente, era preciso somente que as pessoas tivessem alguma experiência na área para que pudessem trabalhar em uma empresa; porém, atualmente, o ingresso ao mercado de trabalho está mais burocrático e detalhado.
São necessários vários exames para avaliar a saúde física do candidato, além de contratos de experiências que duram até três meses para que depois disso o funcionário passe a ter em sua carteira o registro de trabalho consolidado, com o direito holerite, pagar INSS e todos os benefícios previstos por lei.

Exame admissional

Médico realizando exame físicoO exame admissional nada mais é do que um exame médico simples, porém obrigatório por lei e é solicitado pelas empresas antes de se realizar uma contratação de um novo funcionário com carteira assinada. Este exame é previsto por lei no Artigo 168 da CLT que oficializa e torna obrigatório o exame médico pago pelo empregador. Esse exame pode ser realizado para para admissão, demissão e até mesmo periodicamente, dependendo da função dentro da empresa. O exame admissional é feito para que seja possível comprovar o bom estado mental e físico do novo funcionário para que o mesmo possa exercer a função que será destinado dentro da empresa. O exame deve ser realizado por um médico especializado em medicina do trabalho, pois é ele quem tem a capacidade de identificar possíveis doenças ocupacionais. O exame geralmente se inicia a partir do preenchimento de um questionário com várias perguntas sobre possíveis doenças ou licenças em empregos anteriores e também a existência de possíveis agentes nocivos que o trabalhador pode ter sido exposto em um antigo trabalho ou durante a vida.

         

Exame demissional

Exame médico sendo feitoJá o exame demissional é realizado quando há o desligamento do funcionário em suas atividades na empresa, É feito para documentar as possíveis condições de saúde do funcionário após sair da empresa, pois assim o funcionário terá como alegar uma possível doença adquirida durante a carga horária de trabalho ou que está apto e nada houve com a sua saúde durante o período que prestou serviços à determinada empresa. Os exames de demissão devem ser feitos após 135 dias para empresas consideradas de grau de risco 1 e 2 e 90 dias para empresas de risco 3 e 4. Após isso é emitido um Atestado de Saúde Ocupacional que se refere ao exame de demissão, sendo este um documento obrigatório para que se faça a homologação da rescisão do contrato de trabalho. Caso o exame não seja feito, empresa e ex-fucionário podem passar por maiores dificuldades durante o processo de desligamento oficial.

Depois de ambos, é feito um exame físico clínico, no qual é conferida a pressão arterial, os batimentos cardíacos, dores nas articulações, problemas visuais e outros e, após isso, o médico emite um Atestado Médico de Capacidade Funcional, alegando que o trabalhador está apto para a nova função na empresa que pediu o atestado. São proibidos exames como gravidez, esterilização e exame do vírus HIV ou AIDS, pois são práticas altamente discriminatórias.

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu fui demitido da empresa qe eu trabalhava e não fiz todos os exmes medico so recebi do medico bom carnaval ele disse q eu tava apto foi no ano de 2012 ai consegui trabalhar mais onse meses e to muito doente e desempregado eu tenho algum direito

    antonio carlos rodrigues de lima
    03/06/13 às 13:33
  2. tive depressao causada no damos morais que passei com meu chefe e abalos emocionais de competiçaos com funcionario por causa de vendas atualmente tomo calmante e remedio para durmir devo comentar isso com o medico dimissional

    adriana
    22/04/13 às 11:45
  3. meu chefe assinou minha carteira, mesmo sem eu fazer o exame medico admissional. sera que se algum dia ele me despeça eu terei algum problema.. tipo  receber o seguro desemprego??

    andrezin
    28/10/12 às 23:39
  4. Sai da empresa e retornei para a mesma 4 meses depois…preciso fazer outro exame adminissional ?

    S Jardim Eu
    17/10/12 às 12:18
  5. estou trocando de empresa   posso fazer admissional antes do dmissional ??

    Kaduaec
    14/10/12 às 10:28
  6. sim,fica a cargo da empresa decidir quando demitir seu funcionario,mesmo q o mesmo ja tenha feito o exame de demissao.

    Drluca
    11/09/12 às 22:56
  7. PODE   A EMPRESA PEDIR PARA SEU  EMPREGADO FAZER O EXAME  DEMISSÃO E NÃO MANDA EMBORA O EMPREGADO

    HELBESON
    12/05/12 às 21:57

X
Curta a página