Exército brasileiro braço forte mão amiga

O Exército Brasileiro também atua fora dos tempos de guerra, em ações comunitárias e proteção das fronteiras, por exemplo.

Exército BrasileiroO Brasil não tem uma guerra declarada desde 1870, data do término da Guerra do Paraguai. Essa ausência de conflitos põe em questionamento a verdadeira necessidade de um exército efetivo no país, mas existem outras diversas funções cumpridas pelo Exército Brasileiro, em tempos de paz:

Defesa do território

Exército em Posse PresidencialO fato de o país possuir um exército ativo oferece proteção às fronteiras, fazendo com que seja verificada tudo o que entra no país. A ação do exército nas fronteiras reduz muito o tráfico de drogas, por exemplo. A proteção militar é exigida durante eventos de grande importância, como uma posse presidencial.

                       

Ação comunitária

A campanha do agasalho, hoje, é praticamente toda intermediada pelo exército. Altas e baixas patentes da instituição se organizam para distribuir as roupas e cobertores coletados. Várias outras ações comunitárias de grande importância recebem o auxílio do exército, que tem o cumprimento da cidadania como uma de suas obrigações em tempos de paz.

Intervenção

Exército em campanha do agasalhoA intervenção do exército ajuda a polícia na resolução dos problemas das esferas estaduais, como vimos na ocupação de algumas favelas do Rio de Janeiro, em 2010. Forte arsenal pertencente ao Exército do Brasil foi enviado para que a polícia pudesse entrar e estabelecer a ordem em alguns bairros cariocas, principalmente no Complexo do Alemão.

Milhares de jovens se alistam mensalmente no Exército e, mesmo em ausência de guerras, o ideal do Exército Brasileiro pede com que o trabalho dos alistados seja feito em prol da sociedade, de acordo com a patente de cada um.

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
14/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook