Existe alguma relação entre a cor de uma estrela e a sua temperatura?

Vemos tantas estrelas no céu que nos inspiram a falar sobre sentimentos, mas também nos trazem alguns questionamentos com este.

EstrelasSe olharmos rapidamente veremos as estrelas na cor branca, mas se prestarmos atenção entre ela estão outras azuladas, avermelhadas e douradas. Se tivermos sorte conseguimos ver um contraste de cores dentro de uma constelação como na de Inverno Orion que possui as cores vermelho e azul. Mas saber sobre as cores e as temperaturas das estrelas era algo impossível até dois séculos atrás. Porém os cientistas investigaram e descobriram muitas coisas sobre a natureza da luz e das temperaturas estrelares.

Relação de cor e calor

Estrela BetelgeuseFoi pelo estudo de radiação de corpos negros que os cientistas conseguiram entender a mudança de cores de uma estrela. E juntando essas respostas com os estudos da temperatura termodinâmica Kelvin eles chegaram à conclusão de que as estrelas variam suas cores em consequência da temperatura de sua superfície. As estrelas que não têm sua superfície muito quente, cerca de 3.000 Kelvin, nos aparecem com uma cor avermelhada. Estrelas que nos parecem amareladas tem sua temperatura dentro dos 6.000 Kelvin. As azuladas e as brancas são as estelas mais quentes possuindo uma temperatura acima dos 10.000 Kelvin. Um dos fatores que determina a coloração de uma estrela é a quantidade de energia que esta poderá emitir por suas ondas. Poderiam existir estrelas com todas as cores do arco-íris, mas quando a esta sequência de cores surge por função da temperatura de objetos muitos quentes a luz branca acaba se sobrepondo as outras cores.

                       

Classificação das estrelas

Classificação das estrelasAs estrelas são agrupadas da mais quente a mais fria em classes identificadas pelas letras W, O, A, F, G, K M, R, N e S. São poucas as estrelas que entram nas classes W, R, N e S sobrando apenas sete classes que em inglês são memorizadas da seguinte maneira: Oh, Be A Fine Girls: Kiss Me! (Oh, seja uma garota legal: beije-me!).

No site Astronomia no Zênite você encontrará informações muito interessantes sobre as estrelas e curiosidades sobre este universo cósmico.

Nenhum voto, seja o primeiro



Ariane
03/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu gosteide site por que explica deito e mostra imagens.

    Hellovivi
    12/09/12 às 8:44
  2. mito legal me ajudou muito

    Vicoriatouro
    10/09/12 às 15:40
  3. muito legal me ajudou muito na liçao de ciencias

    vivi
    10/09/12 às 15:37