Faculdade de medicina com FIES

Cursar uma faculdade de medicina com a ajuda do FIES é uma das alternativas encontradas por milhares de estudantes brasileiros.

Estudantes sorrindoAtuar profissionalmente na área de medicina requer muitos anos de estudos que se inicia desde o vestibular, afinal, a faculdade de medicina é o curso mais concorrido com média de 49,2 candidatos para cada vaga, segundo dados de 2011 de uma das melhores faculdades públicas do Brasil, a USP (Universidade de São Paulo). Mas, se você pensa que só o vestibular é difícil, está enganado, pois para conseguir terminar a faculdade de medicina é preciso muita dedicação, afinal, o currículo do curso é bem puxado com duração mínima de seis anos, todos cursados em tempo integral.

Além das faculdades públicas que oferecem a faculdade de medicina gratuitamente, o curso de medicina é oferecido também em várias faculdades particulares através do FIES (Financiamento Estudantil), um programa oferecido pelo governo federal que tem como objetivo financiar a graduação dos estudantes que não possuem condições financeiras para arcar com os custos das mensalidades de medicina. Confira mais informações sobre a faculdade de medicina e o FIES:

         

Faculdade de medicina com FIES

Estudantes de medicina em aula práticaO FIES é um programa do Ministério da Educação operado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que permite com que os estudantes de nível técnico, superior, mestrado, doutorado possam cursar uma faculdade particular sem que haja a preocupação com as mensalidades, pois o pagamento será efetuado após o término da faculdade. Mas, para que isto seja possível é preciso encontrar a faculdade mais próxima que esteja cadastrada ao FIES, além de fazer um cadastro no site do FIES. Os juros cobrados variam entre 3,4% a 9% ao ano. No portal FIES você encontra informações sobre como se inscrever no FIES, quais as condições de financiamento, consulta dos cursos e instituições cadastradas no FIES, simulação do financiamento, legislação, inscrição e renegociação.

FIES para medicina SUS

Médica examinando a criançaNo caso dos já formados em uma faculdade particular no curso superior de medicina através do FIES, o governo federal deu um passo adiante e oferece a estes profissionais de medicina uma maneira de quitar o Financiamento Estudantil trabalhando para o SUS (Sistema Único de Saúde) em um tempo máximo de dez anos, desde que o profissional preencha as necessidades do programa. Para isso é preciso que o profissional se enquadre nas especialidades médicas prioritárias para o Programa Saúde da Família e que tenha disponibilidade para atuar profissionalmente nos municípios considerados pelo Ministério da Saúde como prioritários, ou seja, municípios com um percentual alto de habitantes com extrema pobreza. Desde modo, após um ano trabalhado, o profissional terá abatimento de 1% ao mês na dívida do FIES, ou seja, após 112 meses trabalhados a dívida com o FIES estará quitada, incluindo os juros.

Faculdades de medicina que aceitam FIES

Estudante de medicinaPara descobrir as faculdades de medicina que aceitam FIES, se a que você está cursando é cadastrada ou não no FIES é só acessar o portal do FIES e consultar quais as instituições cadastradas e quais os cursos disponíveis para financiamento, sendo possível ainda realizar uma simulação do financiamento da faculdade e do curso escolhido. Atualmente são milhares de faculdades que já aderiram ao FIES devido ao abatimento das dívidas com o governo.

Com os diversos meios disponíveis para cursar uma graduação, a procura está cada vez mais crescente, por isso, corra atrás da sua vaga!

Saiba mais sobre faculdade de medicina e o FIES

 

0 voto



Thaís
12/11/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página