Falta de oxigênio no cérebro

O desmaio é uma reação natural do organismo devido a falta de oxigênio no cérebro, saiba quando acontece e principais causas.

Mulher com mãos na cabeçaO mal súbito de um desmaio é uma reação em que o organismo se defende por causa da falta de oxigênio no cérebro. Esta consequência pela falta de oxigênio pode acontecer por vários motivos como: choque emocional, queda de pressão arterial, arritmias cardíacas ou outros distúrbios mais sérios. Mas, é importante que a pessoa atingida pelo desmaio procure imediatamente um médico para tentar descobrir a causa e realizar o devido tratamento.

Quando acontece

mulher com dor de cabeça

                       

Acontece quando a corrente sanguínea não consegue atingir e nem irrigar o cérebro. Os neurônios sem oxigênio provocam a diminuição das capacidades de cognição, ocorrendo parte ou perda total da consciência.

Causas

Arritmia Cardíaca

homem com dor no peito

Quando o coração para de funcionar por um breve tempo ou se funciona de forma errada com diminuição do fluxo sanguíneo e batimento fraco do coração. Nesse caso a pessoa não sente nada.

Queda de Pressão

Na pressão baixa o fluxo de sangue também diminui e não há força para irrigar o cérebro.

Hipoglicemia

mulher com a mão na cabeça

Quando diminui a taxa de glicose e que passa a depender de insulina, que é a responsável pela estabilização dessa taxa no sangue, o cérebro reage, pois também é sensível à falta de glicose. Com essa alteração a pessoa sua frio, fica confusa, mas nem sempre desmaia.

Síncope Vaso-Vagal

É quando se perde a consciência e o tônus postural, por um descontrole emocional, um ferimento, uma cólica, etc., que pode provocar a elevação do batimento cardíaco. O organismo reage de modo muito vigoroso, baixando a pressão arterial, os batimentos ou os dois casos, ocorrendo o desmaio.

Alcalose Respiratória

mulher deitada com amão no peito

Ocorre mais com mulheres nas fobias e pânico, em que há o descontrole da respiração, o organismo perde gás carbônico, o sangue fica mais alcalino, ocorrendo as tonturas e até o desmaio.

Os desmaios causados pela falta de oxigenação no cérebro são bastante comuns, uma em cada três pessoas já passou por isso ou ainda vai passar, no entanto é preciso atenção especial, principalmente conforme a idade vai aumentando.

Confira o vídeo sobre como funciona a linguagem do cérebro:

Artigos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
24/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Tenho uma amiga que sente todos os dias fortes dores de cabeça, precisa ir ao Pronto Socorro, tomar uma injeção e assim melhora.Na última vez que esteve no Hospital, descobriram que ela tem falta de oxigênio no cérebro. Ela fuma a mais de 20 anos direto. Será que o cigarro está fazendo mal para ela?

    Vera Lúcia dos Santos Barbosa
    13/01/14 às 15:29
  2. esta noite meu irmão de 51 anos, desmaiou na porta do banheiro, e não sentia mais as pernas e os braços, perdeu a voz e meus sobrinhos levaram até a santa casa, e foi medicado com remédio para falta de oxigenio no cérebro, a pressão estava normal, voltou a falar, e as mãos começou a formigar, e ficou bom. Já esta em Casa, quero saber qual o problema? e isso pode voltar? ele é ,eu unico irmão, perdemos nossa mãe faz oito meses de avc.

    maria de jesus rodrigues moura
    28/07/13 às 12:44