Fatores de formação do solo

Para a formação do solo, são necessários alguns fatores fundamentais, como: material de origem, o clima, o relevo, organismos e tempo.

Formação do soloO solo é entendido como uma “capa” com a função de cobrir a extensão terrestre do planeta. Pode ser observado sobre variados aspectos, como para um geólogo, ou para um engenheiro, mas sua constituição principal é através da formação de camadas presentes na natureza, de origens físicas, químicas, mineralógicas e biológicas. Desde muito tempo, essa “cobertura do Planeta Terra” tem sido alvo de pesquisas, conforme inteligência humana e os recursos tecnologicos0 evoluem. Conheçam abaixo, os principais fatores de formação do solo terrestre:

Material de origem

Em qualquer condição do clima da região, as rochas de derivadas formações mineralógicas auxiliam na composição dos diferentes tipo de solo.  Desta maneira, os solos podem se desenvolver através de variados materiais, como granitos, areias e outros.
Rocha, Solos jovens, Solo maduro.

                       

Clima

A temperatura, a umidade do ar, a radiação e a pressão atmosférica interferem diretamente na velocidade e forma de consolidação e transformação. O vento, por exemplo, influencia potencialmente o processo de erosão das rochas que, por sua vez, são importantes materiais de origem.

Organismos

Processo de fossilizaçãoBactérias e fungos, vegetais e animais tem importância fundamental na constituição do solo, principalmente quando relacionamos potencial fóssil e orgânicos. Essa fator de formação é desempenham-se pela decomposição dos materiais, de forma natural ou provocada por eventos climáticos, por exemplo.

Relevo

Diferentes relevos interferem na repartição desigual de águas pluviais, na incidência de luz do dia e calor. Além disso, também favorece alguns processos de erosão em determinados lugares.

Tempo

É difícil, encontramos solos novos, pois são espécies de raridade até o momento, Para a formação do solo como conhecemos hoje, foram necessários milhares de décadas.

Os solos também apresentam diversas classificações estudadas pela edafologia – ciência que busca entender as influências que os solos podem exercer nos seres vivos de nosso planeta.

Assuntos Relacionados

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Nossa estou impressionada como desconheço o planeta onde vivo!

    Lianara Dal Molin Alchario
    02/06/14 às 12:23