Fauna e flora brasileira

Vivemos no país das plantas e dos animais! O Brasil tem, de longe, a maior diversidade viva do planeta, com milhares de espécies.

Bandeira do Brasil estilizadaO Brasil possui em seu território a maior biodiversidade existente no planeta Terra, pois este país é dono de uma das maiores reservas de água doce do mundo, além de ter um terço de todas as florestas tropicais existentes, contando, assim, com vários tipos de biomas, como por exemplo: Cerrado, Mata Atlântica, Costeiro, Pampas, Caatinga, Pantanal e Amazônia.
As florestas cobrem mais da metade de todo o território brasileiro, sendo que a mais importante é a Mata Atlântica, considerada a maior floresta equatorial do mundo que abrange toda a região Norte e Centro-Oeste do país.

Cerrado

Região do Jalapão no Cerrado BrasileiroO Cerrado é conhecido também como savana brasileira, pois apresenta uma vegetação totalmente adaptada a escassez dos nutrientes, mas mesmo assim possui uma grande diversidade de animais e vegetais existentes na região. As árvores desse bioma atingem grandes comprimentos para garantir a sobrevivência por causa da escassez de nutrientes, além de possuir um grande número de cupins e formigas que aumentam ainda mais a biodiversidade da flora e da fauna deste bioma.

                       

Pantanal

Pantanal MatogrossenseÉ a maior região alagada da América do Sul e também do mundo, possuindo também uma enorme diversidade biológica que se adapta às mudanças entre os períodos secos e alagados. O clima é caracterizado por chuvas abundantes no verão e um clima muito seco durante as outras estacoes do ano.

Caatinga

Vegetação na Caatinga BrasileiraPossui um solo seco e pedregoso, entretanto, abrange uma grande riqueza quando o assunto é o ambiente e a diversidade de espécies. As condições de solo seco e pedregoso são devidas às altas temperaturas e a escassez de chuva. A Caatinga brasileira é um dos biossistemas menos pesquisados de nosso país.

Pampas

Pampas do Rio Grande do SulTambém conhecidos como Campos Sulinos, possuem uma enorme biodiversidade concentrada em sua fauna, ou seja, uma grande biodiversidade em espécies de animais com cerca de 39% dos mamíferos. Possui clima quente no verão e temperatura baixa e muita chuva no inverno.

Mata Atlântica

Mata AtlânticaPossui um bioma considerado um dos mais ricos em espécies de fauna e flora do mundo, pois há uma grande variedade de espécies como árvores e bromélias, além de uma variedade em animais vertebrados e invertebrados.

O Costeiro é formado por ecossistemas de restingas, dunas, ilhas, costões rochosos, baías, recifes, corais, brejos, praias e manguezais. O Brasil é o país que mais apresenta biodiversidade em flora e fauna do mundo, pois o país abriga aproximadamente 517 espécies de anfíbios, 1.677 espécies de aves, 468 espécies de répteis e 524 espécies de mamíferos. E os animais de exclusividade do Brasil são: 191 aves, 294 anfíbios, 468 répteis e 131 mamíferos. O Brasil detém aproximadamente 20% de todas a espécies animais e vegetais, divididas entre os biomas do país. Bioma nada mais é do que o conjunto entre a vida vegetal e animal, constituindo assim um agrupamento de espécies distintas entre as duas classes, resultando assim em uma diversidade biológica própria do bioma.

1 voto



Thaís
27/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu gostei mt deu para mim estudar para a prova e fazer meu trabalho veja isso vc tambem vai te ajudar em bastante coisas

    crislayne
    28/10/12 às 12:11