Faz mal comer ovo todo dia?

O ovo sempre foi um vilão na alimentação, mas após estudos realizados nos Estados Unidos, o ovo passou a ser um herói para a saúde. Veja!


ovos fritos. Há pouco tempo atrás o ovo era um dos vilões da alimentação: considerado um sinônimo de colesterol ruim era visto com bom olhos em raríssimas dietas. Entretanto, depois de pesquisas realizadas por instituições de todo o mundo, o ovo ganhou novo status: passou de vilão a mocinho.

As propriedades nutricionais do ovo fazem do alimento um destaque: é rico em nutrientes de alto valor biológico.  Depois do leite materno é a fonte mais rica em nutrientes como vitamina A, ácido fólico, fósforo, zinco, cálcio, vitamina B12, vitamina D, vitamina K, selênio, ferro e vitamina E. Entretanto é um alimento ligado ao aumento do colesterol sanguíneo. Daí surge a dúvida: faz mal comer ovo todo dia?

         

Atente nas informações logo abaixo e esclareça as dúvidas mais comum das pessoas.

Posso comer um ovo por dia?

pessoa comendo ovoSim! Pessoas que não apresentam problemas cardíacos ou ligados ao colesterol podem comer um ovo por dia. De acordo com a American Heart Association a ingestão diária de colesterol não deve ultrapassar o valor de 300 mg.

Um ovo de galinha tem, em média, de 120 a 200 mg de colesterol. Por mais que o ovo forneça colesterol ao organismo, essa transferência não interfere diretamente no aumento do LDL – colesterol ruim, no sangue de pessoas que mantém uma dieta equilibrada e exercícios físicos. O consumo do ovo deve ser revisto nos casos de cardiopatias, doenças renais e diabetes.

Apesar de ser um produto barato e rico em proteínas, passar de um ovo por dia pode vir a dar algumas alterações com o decorrer do tempo, por isso não é bom abusar do consumo em excesso.

Benefícios do ovo

Ovos cozidosO consumo do ovo está ligado a vários benefícios. Por ser rico em proteínas, ajuda no metabolismo energético e na saciedade, contribuindo para manutenção do peso. Tais proteínas também são importantes para o ganho de força muscular e prevenção a perda de massa muscular.

O ovo fornece colina, substância conhecida por estimular as atividades e comandos cerebrais, e também Luteina e Zeaxantina, antioxidantes que auxiliam na saúde da visão. Entretanto uma questão importante: mesmo que o ovo seja um alimento saudável não se deve adotá-lo como única fonte de proteínas, sob o risco de desenvolver carência de nutrientes.

Independente de ser ovo ou não, tudo o que é demais faz mal, inclusive alimentos que só trazem benefícios, por isso não exagere nas quantidades recomendadas, evitando futuras complicações no organismo.

Lembre-se que, o ovo deve sempre ser guardado na geladeira no fundo das prateleiras e não na porta, como de costume, para evitar que a salmonela se desenvolva.

Quer saber mais sobre os benefícios do ovo? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Os benefícios do ovo na dieta saudável

Veja mais sobre os benefícios do ovo

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Thaís
23/01/12
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  1. como 3 ovos quentes todos os dias, no cafe da manhã a mais de 1 ano me sinto muito bem tenho 63 anos e minhas vistas são maravilhosas sem contar os nutrientes que o ovo tem para todo o corpo é uma beleza.

    vitor do nascimento freitas
    09/06/13 às 15:20
  2. legal

    Albernon
    16/10/12 às 13:44

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