Feriados nacionais oficiais Brasil

Precisa de um descanso? Aproveite os feriados - datas comemorativas ou históricas nas quais a maioria das pessoas pausa suas atividades.

Chinelos e côco verdeAlguns feriados acontecem todos os anos, confira quais são:

1º de janeiro – Confraternização Universal

Primeiro feriado do ano. Na noite anterior, dia 31 de dezembro, há o costume de se esperar a meia-noite para fazer votos de alegria e paz aos próximos. É um dos feriados mais recorrentes no mundo.

21 de abril – Dia de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier foi um dos maiores ativistas da época do Brasil Colônia, sendo considerado um dos primeiros a lutar pela independência de nosso país, durante a Inconfidência Mineira.

1º de maio – Dia do Trabalho

No dia 1º de Maio de 1886, trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, realizaram uma histórica manifestação por seus direitos. Esse dia ficou marcado como feriado para nos lembrarmos da importância dos direitos dos trabalhadores.

7 de setembro – Independência do Brasil

O feriado comemora o dia da Independência Brasileira. Nosso país, até 7 de setembro de 1822, era dependente de Portugal, em uma relação colônia-metrópole.

12 de outubro – Nossa Sra. Aparecida

É o primeiro feriado religioso do ano e comemora-se, neste dia, a festa de Nossa Senhora de Aparecida, título dado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré, segundo o cristianismo.

2 de novembro – Dia de Finados

Outro feriado religioso, a data também é conhecida como Dia dos Mortos. Nessa ocasião, os fieis têm o costume de rezar pelos falecidos, pedindo por um bom destino às suas almas.

Mais sobre Feriados nacionais oficiais Brasil

15 de novembro – Proclamação da República

No dia 15 de novembro de 1889 foi proclamada a República Federativa do Brasil, que pela primeira vez elegeu um presidente. Até então, o poder do país estava nas mãos de D. Pedro II.

25 de dezembro – Natal

O ultimo feriado do ano é religioso e comemora o dia do nascimento de Jesus Cristo, homem maior do pensamento cristão. Nesse dia, tradicionalmente faz-se uma ceia abundante e distribuem-se presentes.

Existem também os feriados que mudam seus dias como a páscoa e o carnaval, mas esses ficam para outro artigo. Boas festas!




Amoedo
09/08/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Feriados nacionais oficiais Brasil

Destaque

TV Cultura programação Mostra Internacional de Cinema

TV Cultura programação Mostra Internacional de Cinema