Feridas no colo do útero tratamento

As feridas no colo do útero são diagnosticadas através do exame Papanicolau, e o tratamento é simples, apesar de preocuparem.

Mulher pensativaDepois de iniciar uma vida sexual ativa, todas as mulheres devem fazer o Papanicolau (citologia oncótica do colo do útero) anualmente a fim de prevenir e tratar qualquer problema. Este exame é importantíssimo e tem como objetivo a prevenção e tratamento do câncer de colo do útero e outras doenças. E é com este exame também que é possível identificar a ectopia ou “feridinhas” como é popularmente conhecido pelas pessoas. As feridas no colo do útero é resultado de algumas mudanças hormonais sofridas durante toda vida da mulher, e é importantíssimo seu tratamento, pois a mulher fica suscetível a inflamações de bactérias, dor e sangramento. Confira agora nos tópicos abaixo um pouco mais sobre as causas, sintomas e tratamento das feridas no colo do útero.

Feridas no colo do útero causas

A ectopia ou ferida consiste no aparecimento de uma parte do tecido que reveste internamente o colo do útero, na parte externa em contato com a vagina. É como se parte deste tecido virasse para fora, seu aspecto é avermelhado e irregular, por isso o nome “ferida” é bastante usado. Consequência de influência hormonal é uma das causas frequentes e isso inclui o uso de anticoncepcionais por conter grandes doses hormonais no organismo. Assim as feridas no útero são normalmente causadas por mudanças hormonais, e quando o diagnóstico for feito, melhor para iniciar o tratamento.

                       

Feridas no colo do útero sintomas

Somente as feridas extensas é que são mais preocupantes já que causam desconfortos como dores, excesso de corrimento ou sangramentos nas relações sexuais, necessitando assim de tratamento. Portanto quando apresentar algum desses sintomas é preciso uma avaliação médica o mais rápido possível para o tratamento. Já em outros casos as feridas não causam sintomas e só são diagnosticadas através do Papanicolau, por isso é tão importante fazer a exame Papanicolau para prevenir esse tipo de doença no colo do útero e outras doenças, pois é através do diagnóstico que será iniciado o tratamento do paciente.

Feridas no colo do útero tratamento

É muito importante realizar um tratamento correto visto que este tecido é muito suscetível à infecções por bactérias, como por exemplo, o HPV principal causador do câncer de colo de útero. No tratamento estão incluídos a eletrocauterização ou a criocauterização, junto com a aplicação de cremes vaginais com ação antibiótica e cicatrizante para o tratamento. A cicatrização do tratamento varia entre 20 a 30 dias devendo-se evitar relações sexuais neste período.
Não restam dúvidas sobre a importância dos exames ginecológicos, pois só eles podem diagnosticar antecipadamente qualquer alteração e contribuem para a mulher estar sempre com sua saúde em dia. Portanto não se esqueça de visitar seu médico e faça os exames anualmente, e se for diagnosticado algo já faça o tratamento.

Saiba mais sobre feridas no colo do útero e outras doenças

2 votos



Juliana
19/12/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. olá sou a gardenia tenho 29 anos eu estava com uma pequena ferida no colo do ultero fiz uma calterização no colo do ultero há 6 messes estou tentando engravida mais não to conseguindo…

    gardenia
    21/02/13 às 19:49
  2. adorei seus comentarios bjs.

    Neia
    18/06/12 às 18:46