Feridas no colo do útero tratamento

As feridas no colo do útero são diagnosticadas através do exame Papanicolau, e o tratamento é simples, apesar de preocuparem.

Mulher pensativaDepois de iniciar uma vida sexual ativa, todas as mulheres devem fazer o Papanicolau (citologia oncótica do colo do útero) anualmente a fim de prevenir e tratar qualquer problema. Este exame é importantíssimo e tem como objetivo a prevenção e tratamento do câncer de colo do útero e outras doenças. E fundamental também para identificar a ectopia ou “feridinhas” como é popularmente conhecido pelas pessoas.

As feridas no colo do útero é resultado de algumas mudanças hormonais sofridas durante toda vida da mulher, e é importantíssimo seu tratamento, pois a mulher fica suscetível a inflamações de bactérias, dor e sangramento. Confira agora nos tópicos abaixo um pouco mais sobre as causas, sintomas e tratamento das feridas no colo do útero.

Feridas no colo do útero causas

Localização do colo do útero

A ectopia ou ferida consiste no aparecimento de uma parte do tecido que reveste internamente o colo do útero, na parte externa em contato com a vagina. É como se parte deste tecido virasse para fora, seu aspecto é avermelhado e irregular, por isso o nome “ferida” é bastante usado.

Consequência de influência hormonal é uma das causas frequentes e isso inclui o uso de anticoncepcionais por conter grandes doses hormonais no organismo. Assim as feridas no útero são normalmente causadas por mudanças hormonais, e quando o diagnóstico for feito, melhor para iniciar o tratamento.

Feridas no colo do útero sintomas

Mulher com dor pélvica

Somente as feridas extensas é que são mais preocupantes já que causam desconfortos como dores, excesso de corrimento ou sangramentos nas relações sexuais, necessitando assim de tratamento. Portanto quando apresentar algum desses sintomas é preciso uma avaliação médica o mais rápido possível para o tratamento.

Já em outros casos as feridas não causam sintomas e só são diagnosticadas através do Papanicolau, por isso é tão importante fazer a exame Papanicolau para prevenir esse tipo de doença no colo do útero e outras doenças, pois é através do diagnóstico que será iniciado o tratamento do paciente.

Feridas no colo do útero tratamento

Mulher em consulta ginecológica

Mais sobre Feridas no colo do útero tratamento

É muito importante realizar um tratamento correto visto que este tecido é muito suscetível à infecções por bactérias, como por exemplo, o HPV principal causador do câncer de colo de útero.

No tratamento estão incluídos a eletrocauterização ou a criocauterização, junto com a aplicação de cremes vaginais com ação antibiótica e cicatrizante para o tratamento. A cicatrização do tratamento varia entre 20 a 30 dias devendo-se evitar relações sexuais neste período.

Não restam dúvidas sobre a importância dos exames ginecológicos, pois só eles podem diagnosticar antecipadamente qualquer alteração e contribuem para a mulher estar sempre com sua saúde em dia. Portanto não se esqueça de visitar seu médico e faça os exames anualmente, e se for diagnosticado algo já faça o tratamento.

Confira o vídeo do canal Portal Zun no Youtube sobre Feridas no colo do útero tratamento.

Saiba mais sobre feridas no colo do útero e outras doenças




Juliana
19/12/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Feridas no colo do útero tratamento

  1. olá sou a gardenia tenho 29 anos eu estava com uma pequena ferida no colo do ultero fiz uma calterização no colo do ultero há 6 messes estou tentando engravida mais não to conseguindo…

    gardenia
  2. adorei seus comentarios bjs.

    Neia

Destaque

Batata doce quais os benefícios?

Batata doce quais os benefícios?

Veja Também

Benefícios de reduzir o açúcar na dieta