Filhos que não respeitam os pais

Um dos temas mais discutidos atualmente é educação de filhos; por isso, os pais devem aprender como lidar com uma eventual falta de respeito.

Mãe dando bronca em filhoOuvimos falar muito em educação de filhos, mas será que tudo o que falam por aí pode ser colocado realmente em prática? Eia a grande questão. Todo conselho é válido, porém é preciso analisar se realmente se aplica de acordo com a realidade e os princípios de cada família. Uma criança que cresce sem limites está sempre fazendo má criação e envergonhando seus pais.

O fato de por limites não quer dizer que você precisa castiga-la o tempo todo, pois não há nada melhor do que uma boa conversa, e por menor que seja com certeza ela saberá o motivo pelo qual foi repreendida.

                       

Repreensão

Uma questão muito importante também é a repreensão, a criança deve ser repreendida no momento em que comete o erro, porem ela precisa saber porque está recebendo aquele “sermão”. Quando ela está consciente do que fez e percebe que é errado, a chance de cometer novamente é mínimo, pois irá pensar antes de faze-lo novamente.

Controle seus impulsos

Pai e filhoNunca fale palavras negativas para ofender uma criança, mesmo que esteja em um momento de raiva ou estresse, lembre-se que o que é dito será lembrado por ela por toda a vida, e uma palavra errada, mal colocada e em momento inoportuno poderá ter consequências gravíssimas. O respeito só pode ser cultivado em um relacionamento entre pais e filhos quando há transparência e cumplicidade, a criança só irá respeitar os pais se os mesmos agir de maneira respeitável com eles, caso contrário será uma eterna “guerra de poderes” dentro de casa.

Evite comparação

Não tente comprar seu filho com brinquedos caros e produtos de última geração, pois o amor, carinho e respeito que eles precisam não há dinheiro no mundo que pague. Filhos educados com qualidade serão adultos emocionalmente equilibrados e que saberão transmitir o mesmo aos filhos que porventura terão.
Por isso não culpe o “gênio forte” da criança quando ela faltar com respeito, mas tenha consciência de que limites precisam ser ensinados a ela desde bebês, e nunca é tarde para colocar ordem na família.

Nenhum voto, seja o primeiro



Lucimari
22/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook