Resenha do Filme A Missão

Filme hollywoodiano focado no Brasil, A Missão traz uma excelente atuação de Robert de Niro e uma surpreendente contextualização histórica.

A MissãoO filme A Missão (nome original The Mission) é um filme de 1986, produzido na Inglaterra e dirigido por Roland Joffé.

O filme é muito interessante, por possuir diversos aspectos. Um deles é a contextualização história da produção: o enredo se passa no século XVIII, e o espaço é o Brasil escravagista que vivia um dilema.

Contexto

Cataratas do IguaçuA Companhia de Jesus, ordem religiosa jesuíta que tinha como missão maior a catequização dos índios no território brasileiro, estava devidamente instalada na então colônia de Portugal e Espanha.
Os índios, até um certo tempo, eram capturados e usados como escravos nas plantações e nos minérios localizados no Brasil. A companhia, buscando a missão maior de evangelizar esses índios, catequizava-os e após isso os mesmos eram livres da escravidão.

Enredo

O que acontece nessa época é que, após um certo tempo, muitos índios foram liberados de seu trabalho e os senhores escravagistas começaram a sentir falta da mão de obra proporcionada anteriormente pelos nativos.
A MissãoEsse sentimento fez com que os senhores começassem a patrocinar o uso das “entradas e bandeiras”, expedições que adentravam a mata e capturavam índios para o trabalho escravo, bem como recuperavam nativos que já haviam sido liberados. Essa situação proporcionou um confronto histórico, pois índios que já sabiam ler, escrever e conheciam a bíblia passaram a ser capturados pelos bandeirantes – equipes que penetravam nas matas em busca de exploração ou “mão-de-obra gratuita”.

Mais sobre Resenha do Filme A Missão

Esse período é mostrado no filme. A única pessoa que apoiava as missões dos bandeirantes era o Rei da Espanha. As cortes europeias, já de pensamento iluminista (razão e ciência), se colocavam contra os ensinamentos da Companhia de Jesus (fé e emoção) e, Portugal mandou ordens para que se recuperasse os índios catequizados, aproveitando desse movimento anti-cristão. O filme conta a história de Rodrigo Mendoza, um violento mercador de escravos que, depois de matar o próprio irmão, junta-se aos jesuítas motivado pelo remorso e faz de tudo para defender os índios, antes escravizados por ele.

Assuntos Relacionados




Amoedo
26/07/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Resenha do Filme A Missão

  1. muito irado esse filme

    Pamela dickman
  2. so que ele e complicado d+,mais e muito legal o filme

    ana karoliny
  3. amei o filme

    ana karoliny
  4. eu adorei esse filme…

    aline

Destaque

Os melhores filmes de todos os tempos

Os melhores filmes de todos os tempos

Veja Também

Dicas de bons filmes de comédia