Resenha do Filme A Missão

Filme hollywoodiano focado no Brasil, A Missão traz uma excelente atuação de Robert de Niro e uma surpreendente contextualização histórica.

A MissãoO filme A Missão (nome original The Mission) é um filme de 1986, produzido na Inglaterra e dirigido por Roland Joffé.

O filme é muito interessante, por possuir diversos aspectos. Um deles é a contextualização história da produção: o enredo se passa no século XVIII, e o espaço é o Brasil escravagista que vivia um dilema.

                       

Contexto

Cataratas do IguaçuA Companhia de Jesus, ordem religiosa jesuíta que tinha como missão maior a catequização dos índios no território brasileiro, estava devidamente instalada na então colônia de Portugal e Espanha.
Os índios, até um certo tempo, eram capturados e usados como escravos nas plantações e nos minérios localizados no Brasil. A companhia, buscando a missão maior de evangelizar esses índios, catequizava-os e após isso os mesmos eram livres da escravidão.

Enredo

O que acontece nessa época é que, após um certo tempo, muitos índios foram liberados de seu trabalho e os senhores escravagistas começaram a sentir falta da mão de obra proporcionada anteriormente pelos nativos.
A MissãoEsse sentimento fez com que os senhores começassem a patrocinar o uso das “entradas e bandeiras”, expedições que adentravam a mata e capturavam índios para o trabalho escravo, bem como recuperavam nativos que já haviam sido liberados. Essa situação proporcionou um confronto histórico, pois índios que já sabiam ler, escrever e conheciam a bíblia passaram a ser capturados pelos bandeirantes – equipes que penetravam nas matas em busca de exploração ou “mão-de-obra gratuita”.

Esse período é mostrado no filme. A única pessoa que apoiava as missões dos bandeirantes era o Rei da Espanha. As cortes europeias, já de pensamento iluminista (razão e ciência), se colocavam contra os ensinamentos da Companhia de Jesus (fé e emoção) e, Portugal mandou ordens para que se recuperasse os índios catequizados, aproveitando desse movimento anti-cristão. O filme conta a história de Rodrigo Mendoza, um violento mercador de escravos que, depois de matar o próprio irmão, junta-se aos jesuítas motivado pelo remorso e faz de tudo para defender os índios, antes escravizados por ele.

Assuntos Relacionados

1 voto


Amoedo
26/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. muito irado esse filme

    Pamela dickman
    26/09/13 às 13:15
  2. so que ele e complicado d+,mais e muito legal o filme

    ana karoliny
    02/06/13 às 22:30
  3. amei o filme

    ana karoliny
    02/06/13 às 22:24
  4. eu adorei esse filme…

    aline
    19/03/13 às 13:42