Filo annelida características gerais

O Filo annelida possui características interessantes e podem ser divididos em três classificações, conheça seus representantes.

MinhocasO nome annelida significa anel, pois trata-se de uma classe de animais cilíndricos, compridos e caracterizados por possuir o corpo dividido por anéis. Os anelídeos apresentam um tipo de camada chamada cerda e, pela presença ou falta delas, são divididos. Eles também possuem sistema digestório com boca e ânus, o sangue se move em seu corpo pelo sistema circulatório fechado, ou seja, apenas dentro dos vasos sanguíneos. Podem ser encontrados abaixo do solo e em habitat marinho, sendo classificados em:

Poliquetos

minhoca marinha.Sua característica principal é a apresentação de muitas cerdas, que são encontradas na parte lateral do corpo. A maioria vive em ambiente marinho e possuem sexos diferentes, porém alguns são hermafroditas. A fecundação ocorre de maneira externa e estão próximos ao grupo dos moluscos, podemos citar como exemplo de poliquetos as minhocas marinhas.

                       

Hirudíneos

sanguessugaEsse grupo apresenta o corpo sem cerdas, ou seja, são os que se infiltram debaixo da terra e que são denominados como hermafroditas como as sanguessugas, que antigamente eram usadas para sugar o sangue dos doentes com a finalidade de diminuir a pressão sanguínea. Podem viver tanto em água doce como salgada, esse grupo possui dois tipos de ventosas, uma para se fixar e outra para se locomover.

Oligoquetos

Minhoca com anelCaracterizados por possuírem poucas cerdas, que auxiliam na locomoção, os animais deste grupo percorrem buracos que constroem no solo. Sua principal representante é a minhoca pertencente à classe dos animais invertebrados, seu sistema digestivo é constituído por boca, faringe, papo, moela, intestino e ânus. Todos apresentam respiração em que as trocas de gases são feitas pelas paredes do corpo.

Se conhecermos os vários grupos e reinos de animais, poderemos observar que cada um possui características peculiares. Todos de certa forma contribuem formando o reino animal, ajudando a natureza e o meio ambiente.

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    ryan - 05/06/2012

    muito bom