Filo mollusca características gerais

O Filo Mollusca é dividido em gastrópodes, bivalves, cefalópodes e cada grupo possui espécies e características distintas..

moluscoMais conhecido como moluscos, os animais do filo Molusca possuem esse nome porque apresentam o corpo mole. A aparência dos “molluscas” varia muito de um para o outro, pois alguns possuem conchas, como a ostra e outros não, como a lesma. Nessas conchas são produzidas as pérolas, vendidas por um preço muito alto no mercado. Outros possuem concha interna, que tem o tamanho muito pequeno, como as lulas, por exemplo. Suas classificações principais são: Gastrópodes, bivalves, cefalópodes.

Gastrópodes

lesma do marAlguns possuem concha única e vivem em ambientes que são úmidos e que contém água. Os gastrópodes têm aproximadamente cerca de sessenta a setenta mil espécies, sua alimentação é diversificada. Alguns deles possuem veneno e os que vivem na água respiram através de brânquias. Exemplos desse grupo são os caracóis e as lesmas.

                       

Bivalves

conchasUsam os pés para se locomover e também para cavar o buraco onde vivem. Alguns possuem sexo separado, outros são hermafroditas. Possuem uma concha para proteger as suas duas valvas. Os Bivalves somam cerca de quinze mil espécies e vivem em ambiente marinho. Exemplos são os mexilhões e as ostras.

Cefalópodes

polvoTodos desse grupo são formados apenas de cabeça, massa visceral e pés, possuem habitat marinho e sua respiração é através de brânquias. São inteligentes e possuem muita agilidade, suas conchas são encontradas na parte interna de alguns deles. São animais que agregam sexos separados e, na maioria, a reprodução ocorre apenas uma vez. Como exemplos temos os polvos e as lulas.

É muito interessante saber sobre a vida desses animais que ficam escondidos, mas que por outro lado fazem parte da natureza de nosso mundo e que trazem junto a si muitas curiosidades que pouco conhecemos.

Nenhum voto, seja o primeiro





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. adorei oque aprendii aqui gosteii muiitoo

    maria eduarda
    16/06/13 às 16:33
  2. adorei muito o que eu precisava achei ai

    luana
    25/04/13 às 15:32