Formações vegetais do Brasil e suas características

Estudamos as formações vegetais do território brasileiro e suas características. É importante saber informações sobre o nosso planeta.

Formações vegetais no mapa do Brasil

Compreendemos por formações vegetais espécies de vegetação, que podem ser identificadas com facilidade, as quais ocupam vastas superfícies planas. É o principal elemento na determinação dos ecossistemas e biomas presentes no planeta, que auxiliam na composição do solo. O Brasil abrange um território com aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados, com diversas formações vegetais. Conheça abaixo algumas delas e suas principais características:
Floresta Amazônica

                       

Floresta Amazônica

Caracterizada por ser a maior floresta tropical existente no mundo. É grandemente explorada pelo ser humano, que tira proveito de suas madeiras. Nela podemos encontrar os estratos de vegetação que são: igapó ou caaigapó, várzea e caaetê ou terra firme.

Mata Atlântica

Mata AtlânticaAntigamente, possuía cerca de um milhão de quilômetros quadrados, que foram devastados pelo ser humano, sobrando apenas 7% de sua área original. Caracterizado por ser um dos biomas principais para o cultivo da biodiversidade do Brasil e do mundo.

Mata das Araucárias

Mata das AraucáriasÉ uma floresta na qual a araucária tem domínio. Cobria grandes extensões de planaltos, porém, sofreu a exploração do homem, pois neste bioma encontravam-se diversos tipos de madeiras, utilizadas por indústrias, como exemplo os ipês, que servem para a produção de móveis.

Caatinga

CaatingaPredominante no clima semiárido, é uma vegetação xerófila, cujo nome significa “mata branca”, segundo a língua tupi-guarani. Nela são encontrados arbustos, onde uns são caducifólios e outros espinhosos, cactáceas, como exemplo o mandacaru e outros próprios do território do sertão.

Cerrado

CerradoSua área foi grandemente explorada pelo homem, restando apenas alguns quilômetros quadrados, sendo formado pela vegetação caducifólia, que são o pequizeiro e o buriti. Predomina-se no clima tropical típico e também é conhecido como “cerradão”.

Dentre as formações vegetais brasileiras também encontramos a Mata dos Cocais, Pantanal, Campos naturais e Vegetação litorânea.

Assuntos Relacionados

3 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Teca12010 - 23/07/2012

    gostei muito bom mesmo mais ainda falta mais