Formas de relevo brasileiro resumo

Na escola estudamos sobre a superfície da Terra e percebemos que ela possui diversas irregularidades as quais chamamos de relevos.

relevo brasileiroA superfície terrestre é formada por irregularidades as quais chamamos de relevos. Estas irregularidades ocorrem tanto em terra firme quanto no solo que fica nas profundezas dos oceanos os quais chamamos de relevo submarino. O relevo se destaca entre as paisagens e suas diferenças entre si impressiona que os observa. Nosso país não possui grandes formações de montanhas por não haver dobramento moderno em seu território. Mesmo assim encontramos cinco tipos de relevo em nosso território. Vamos compreender alguns deles.

Planaltos

planaltos chapada diamantinaÉ constituído por formas irregulares onduladas na qual a maior parte desses casos estão localizados a uma altura superior a 300 metros acima do nível do mar. Esse tipo de relevo libera sedimentos para áreas mais planas ou baixas, fazendo com que assim surjam depressões e planícies.

         

Planícies

planicie pantanalApresenta uma superfície bastante plana decorrente dos processos de erosão que ocorrem em pontos altos do relevo. Existem planícies em diversas altitudes, porém a maior parte delas se encontra em pequenas elevações acima do nível do mar. Esse tipo de relevo é mais encontrado em pântanos e desertos.

Depressões

depressãoA depressão é um tipo de relevo mais plano que o planalto, não possui irregularidades, tem uma pequena inclinação que pode variar entre 100 e 500 metros. São formadas de rochas cristalizadas e sedimentares e podem ser encontradas em colinas baixas tendo como exemplo as crateras. No Brasil existe a depressão absoluta que é localizada abaixo do nível do mar e a depressão relativa, que fica acima do nível.

Cadeia de montanhas

montanhas agulhas negrasAs cadeias são formadas por conjuntos de montanha que surgem de elevações naturais de seu tipo de relevo. As sequências de montanhas são chamadas de cordilheira. As montanhas possuem grandes altitudes de nível superior aos outros relevos e com declínios difíceis de ultrapassar. São muito exploradas por pessoas que praticam escaladas e outros tipos de esportes radicais.

O blog do Professor Buriti pode lhe informar mais sobre o assunto.

0 voto



Ariane
27/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. obrigada gostei demais mesmo isso que eu presisava pra meus estudos mesmo bjao
    obrigado valeu apena esse site xau xau brigado

    thalia agrimpho
    07/10/13 às 18:48
  2. Obrigada isso me ajudo muito !!!!!!!!!!!!!!!!!! beijos .

    natiely
    16/08/13 às 8:26
  3. obrigada de mais isso me ajudo muito na escola !!!! beijos galerinha ..!!!

    fabiana
    16/08/13 às 8:24
  4. obrigada de mais

    natiely
    16/08/13 às 8:20
  5. Muito obrigado..

    Larissa
    05/06/13 às 19:22
  6. muito obrigado valeu.

    Ângelo Silva
    28/04/13 às 16:12
  7. tudo que eu procurava, valeu obrigada.

    Esiane Bonfim
    28/11/12 às 1:08
  8. foi bom obrigado

    tayna
    16/10/12 às 21:15

X
Curta a página