Função do baço no corpo humano

Existem muitos órgãos do corpo humano que não são muito destacados por suas funções, como o baço, por exemplo, um órgão muito sensível.

Função do baço

O baço é um órgão muito sensível e possui função muito importante no organismo. Encontrado na cavidade abdominal do corpo humano, pesa em torno de 150 gramas, próximo a uma das costelas, possui duas faces, uma relacionada ao estômago, rim esquerdo e cólon transverso e outra face relacionada com o diafragma, estas duas faces são chamadas de face visceral e face diafragmática.

                       

Compõe o sistema retículoendotelial e influencia na produção de novas células e na destruição de células velhas. Além de tudo isso o baço é responsável também pela produção dos anticorpos, ajudando na prevenção de infecções. É caracterizado por uma polpa branca que é o tecido linfoide e uma vermelha, o tecido vascular.

Função do baço

É importante na produção do ferro e ainda trabalha para reservar nutrientes, o baço também atua na destruição e fabricação de células, destrói os glóbulos velhos e produz alguns tipos de glóbulos brancos. Age contra bactérias destruindo-as, assim como qualquer outra partícula levada pela corrente sanguínea, desde que seja inerte.

Baço no corpo

A função do baço vai muito mais além, sua polpa vermelha pode ser denominada como um cemitério de eritrócitos, isso porque consequentemente, ela destrói todos os eritrócitos que não funcionam mais ou são muito velhos.

Doenças relacionadas ao baço

Algumas doenças podem comprometer a funcionalidade do baço como a anemia falciforme, tumores, doença de Gaucher, purpura trombocitopênica, anemia hemolítica, hiperesplenismo, ruptura do baço e anemia de Cooley. O baço muitas vezes por motivo de doença é retirado em cirurgia, porém o paciente pode levar uma vida saudável, devido a outros órgãos como a medula óssea, por exemplo, que acaba assumindo as funções do baço.

Uma forma muito simples de mantê-lo sempre saudável é garantir hábitos de vida saudáveis, evitando o consumo de bebidas alcoólicas, que o campeão de doenças relacionadas ao baço.

Saiba mais sobre o corpo humano

2 votes



Natalia
14/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook