Função do baço no corpo humano

Existem muitos órgãos do corpo humano que não são muito destacados por suas funções, como o baço, por exemplo, um órgão muito sensível.

Função do baço

O baço é um órgão muito sensível e possui função muito importante no organismo. Encontrado na cavidade abdominal do corpo humano, pesa em torno de 150 gramas, próximo a uma das costelas, possui duas faces, uma relacionada ao estômago, rim esquerdo e cólon transverso e outra face relacionada com o diafragma, estas duas faces são chamadas de face visceral e face diafragmática.

                       

Compõe o sistema retículoendotelial e influencia na produção de novas células e na destruição de células velhas. Além de tudo isso o baço é responsável também pela produção dos anticorpos, ajudando na prevenção de infecções. É caracterizado por uma polpa branca que é o tecido linfoide e uma vermelha, o tecido vascular.

Função do baço

É importante na produção do ferro e ainda trabalha para reservar nutrientes, o baço também atua na destruição e fabricação de células, destrói os glóbulos velhos e produz alguns tipos de glóbulos brancos. Age contra bactérias destruindo-as, assim como qualquer outra partícula levada pela corrente sanguínea, desde que seja inerte.

Baço no corpo

A função do baço vai muito mais além, sua polpa vermelha pode ser denominada como um cemitério de eritrócitos, isso porque consequentemente, ela destrói todos os eritrócitos que não funcionam mais ou são muito velhos.

Doenças relacionadas ao baço

Algumas doenças podem comprometer a funcionalidade do baço como a anemia falciforme, tumores, doença de Gaucher, purpura trombocitopênica, anemia hemolítica, hiperesplenismo, ruptura do baço e anemia de Cooley. O baço muitas vezes por motivo de doença é retirado em cirurgia, porém o paciente pode levar uma vida saudável, devido a outros órgãos como a medula óssea, por exemplo, que acaba assumindo as funções do baço.

Uma forma muito simples de mantê-lo sempre saudável é garantir hábitos de vida saudáveis, evitando o consumo de bebidas alcoólicas, que o campeão de doenças relacionadas ao baço.

Saiba mais sobre o corpo humano

1 voto



Natalia
14/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. me ajudem!!!!!tirei o baço porque levei uma pancada e ja ta com 25 dias que fiz a cirurgia,mas ta com 7 dias que to com um pouco de falta de apetite e fico irritada pois quero me recuperar logo.
    levei 19 pontos na barriga e quero saber se terei uma vida normal,se leva quanto tempo p que eu volte a trabalhar,se vou poder lavar roupa,varrer a casa,pegar peso?to confusa por isso peçoque me ajudem a intender melhor por favor!!!

    suellen
    26/08/13 às 13:59
  2. Por motivos d trombocitopenio grave/ligeiro foi extraido meu baço n hospital Central d Maputo em Maputo. To vivendo mesmo assim… Obrigad pela informaçao k m deixa com Esperança. I m delight

    Joao Sumbi
    25/03/13 às 8:39
  3. Muito bom este site,estava fazendo uma pesquisa sobre o(BAÇO).Encontrei tudo que procurava,valeu é 1000.

    Luiz antônio
    24/02/13 às 15:51
  4. MEU NAMORADO NAO TEM O BAÇO ELE CORRE ALGUM RISCO?

    daiane
    20/02/13 às 21:10
  5. Minha irmã tá com o sito no baço,qual o perigo que ela corre?

    Dida Matos
    15/10/12 às 20:55
  6. tudo isso que vir aqui relacionado a baço,foi muito importante.meu irmão sofreu um acidente,fez uma cirurgia e teve que retirar o baço.por isso Quiz pesquisar qual era a função do baço e foquei satisfeita em saber que ha outro órgão que pode fazer a mesma função dele.”baço’” OBG! FELIZ NATAL.

    bruna
    24/12/11 às 15:46