Futsal e futebol qual a diferença?

Existem várias diferenças entre o futebol praticado nos campos o futebol de salão, conhecido como futsal. Citamos algumas delas.

Imagem sobre futebolO futebol, esporte de grande aceitação nacional, praticamente dispensa comentários e quase todos conhecem a maioria das regras do esporte. Porém, algumas adaptações foram criadas para o jogo, dentre elas o futsal, criado no Brasil. Uma das várias versões sobre a criação do futsal diz que, por volta de 1900, jovens integrantes da Associação Cristão de Moços de São Paulo criaram a adaptação afim de aproveitar as quadras poliesportivas, usadas também para esportes como vôlei e basquete. O jogo deu certo, e logo foi reconhecido como esporte pela CBF, Confederação Brasileira de Futebol.

As diferenças entre futsal e futebol de campo são diversas. Vamos analisar, a seguir, algumas das principais diversidades entre os dois esportes:

                       

Número e posição dos jogadores

Time de futebol femininoO futsal, por ser praticado em uma quadra menor, possui também um menor número de jogadores. Em quadra são 5 por equipe, contando com o goleiro. No futebol de campo, praticado em áreas muito maiores, são 11 jogadores por time. As posições também são diferentes. Enquanto no futebol temos posições como goleiro, zagueiro, meio-campo e atacante, no futsal as funções exercidas são diferentes e as posições são conhecidas como fixo, ala, pivô e goleiro.

Tempo da partida e intervalos

Time de futebol de salãoOutra grande diferença está no tempo da partida. Ao contrário do que parece, o futsal exige maior movimentação e desgaste físico dos atletas, o que acontece por conta do fato de que, no futsal, o jogador praticamente não para de correr. Por isso, o tempo das partidas de futebol de salão é menor, e uma partida oficial dura 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos cada. Para as categorias mais jovens, como o infantil, este tempo pode ser estipulado em 30 minutos, com dois tempos de 15. No futebol, a duração da partida é de 90 minutos, divididos em dois tempos de 45.

Outras diferenças podem ser encontradas analisando os dois esportes, mas provavelmente as mais importantes são estas, que tratam da disposição dos jogadores e do tempo dos jogos.

Assuntos relacionados

2 votos



Amoedo
08/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Eu acho que precisam enfatizar mais o tema,mas me ajudou muito.

    Rafael Rocha da Costa
    01/06/13 às 10:27
  2. Muito obrigada me ajudo muito no meu trabalho :)

    Henelly
    10/03/13 às 15:07
  3. ajudou bastante no meu trabalho obrigada:d 

    Isadora Vick Vick
    11/11/12 às 14:39
  4. nossa gostei muito me ajudo muito em meu trabalho obrigada :D

    Nadine
    30/08/12 às 13:06