Ganho de peso rápido causas

O ganho rápido de peso, mesmo com os cuidados com a alimentação e exercícios, pode ser um sinal de algum distúrbio do metabolismo

mulher se pesandoO ganho de peso é um problema comum, mas nem sempre os descuidos com a alimentação e a ausência de atividades físicas são as causas dos quilos a mais. O ganho de peso e a dificuldade em emagrecer deixam muitas pessoas confusas, principalmente quando a dieta é equilibrada e os físicos são regulares. Em alguns casos, disfunções do organismo podem fazer com que o corpo “reserve” mais calorias e energia do que o necessário e assim,  ponteiro da balança vai subindo.

As principais causas para o ganho de peso são:

                       

Falta de sono

homem com insônia. O organismo funciona melhor quando o corpo está descansado, por isso, quando não se tem uma boa noite de sono o organismo começa a liberar  grande quantidade de cortisol, que estimula o organismo a guardar gordura. Por isso, durma entre 6 e 8 horas por noite.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é a doença mais relacionada ao aumento súbito de peso. Trata-se de um problema de disfunção hormonal localizado na glândula tireoide, que leva à diminuição do metabolismo e, consequentemente, ao aumento de peso. O tratamento deve ser acompanhado por um médico endocrinologista.

Estresse

homem com estresseO estresse é outro problema que afeta o organismo, acarretando problemas físicos e emocionais. O estresse faz com que o organismo estoque energia, reduzindo a queima calórica, deixando o corpo preparado para algo. O estresse desencadeia o acúmulo de gordura na região abdominal, além de aumentar a ingestão de alimentos compulsivamente. A dica é relaxar e praticar exercícios físicos.

Menopausa

A menopausa geralmente atinge as mulheres com mais de 40 anos, levando a uma redução do metabolismo.  Além disso, os problemas hormonais levam à depressão, falta de sono e aumento do apetite. A dica é praticar exercícios físicos, aumentando o funcionamento do metabolismo e a queima de calorias.

O ganho de peso acontece na transição da puberdade para a fase adulta,  quando o metabolismo começa a ficar mais lento, a prática de exercícios e uma dieta saudável são essenciais para manter o peso.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
22/11/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook