Gases estomacais o que fazer?

Os gases são na verdade chamados de flatulências que causam desconforto abdominais. Mostramos como diminuir a frequência deles.

Mulher com as mãos no estomagoAlgumas pessoas não sabem o que são flatulências. Flatulências são gases intestinais que causam muito desconforto e ainda constrangimento para muitas pessoas. Esses gases são produzidos a partir do ar engolido durante a fala ou durante as refeições ou pelo aparelho digestorio. Os gases são expelidos ou por via anal (que são os gases intestinais) ou via oral (que são os arrotos).

O que causam essas flatulências?

O consumo excessivo de leguminosas como lentilha, grão de bico, ervilha e principalmente feijão. O consumo excessivo de vegetais como repolho, couve, cebola, pimentão, berinjela, couve-flor, batata doce, aspargo, rabanete e brócolis. As carnes muito temperadas e defumadas causam gases. Peixes, ovos cozidos, frutos do mar, queijos muito maduros do tipo parmesão e gorgonzola, açúcar mascavo ou branco, doces e bebidas alcoólicas como cerveja, espumantes e refrigerantes. Adoçantes artificiais que contem sorbitol causam a produção de gases.

                       

Quando as pessoas comem muito rápido e mastigam pouco os alimentos acabam atrapalhando a digestão. Conversar durantes as refeições faz com que um grande volume de ar seja engolido pela boca causando então a formação de gases.

O que fazer para amenizar as flatulências?

Frutas e legumes ricos em fibrasEvitar de conversar durante as refeições e sempre comer devagar. De preferência aos alimentos que sejam ricos em fibras. Beba muito líquido durante o dia. Pelo menos dois litros de água. Procure evitar alimentos que causam gases. Caminhe sempre depois das refeições para estimular as movimentações intestinais, melhorar o funcionamento do intestino e evitar a formação de gases.

Diminua o excesso e o consumo de carboidratos. É sempre bom ficarmos atentos na combinação de certos alimentos. Muitas pessoas são sensíveis a algumas misturas especificas que podem gerar muita fermentação.

 

1 voto



Mayara
16/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook