Gasto calórico dos exercícios físicos

Saber qual a média do gasto calórico de alguns exercícios físicos é uma maneira de prever quantas calorias irá perder após executá-lo.

Ginástica localizada A prática regular de exercícios físicos é extremamente importante para a saúde física e mental pois proporciona mais qualidade de vida e bem estar. Há uma enorme lista de exercícios físicos que podem ser praticados por qualquer faixa etária e sexo e o ideal é que cada pessoa ajuste sua disposição, necessidade e preferência para manter-se sempre ativa, mesmo que seja com horas de caminhada diária ou programação fiel de academia.

Quando a escolha de exercícios pede a análise da quantidade de queima calórica provocada no organismo é comum surgirem dúvidas sobre qual a média do gasto calórico de cada exercício durante o planejamento de atividades físicas. Para te acompanhar na malhação, o ZUN ajuda você a decidir quais exercícios praticar:

                       

Como é feito o cálculo do gasto calórico?

moça jogando voleiO gasto calórico varia de pessoa para pessoa, levando sempre em consideração o metabolismo, peso, físico, idade e intensidade do exercício. Por isso, o ideal é que se procure um médico endocrinologista que irá avaliar o seu nível de condicionamento físico, criando assim um bom programa de treinamento em conjunto com um personal trainner. Através do site CDOF é possível calcular o gasto energético das atividades físicas.

Veja a seguir a média de gasto calórico a cada meia hora de exercício físico praticado, relacionada a uma pessoa adulta com um peso em torno de 60 quilos.

Alongamento – 90
Andar de bicicleta – 126
Bicicleta ergométrica – 250
Caminhar – 276
Ginástica aeróbica – 200
Ginástica localizada – 130
Natação – 500
Andar esteira elétrica – 156
Caminhada – 160
Futebol – 660
Corrida – 310
Vôlei quadra – 105
Vôlei areia – 150
Step – 315
Pular corda – 220
Boxe – 300
Karatê – 290
Jiu-Jitsu – 280
Tae Know Do – 280
Meditar – 20
Tênis – 240
Handebol – 300
Basquete – 280
Hidroginástica – 150
Ioga – 50
Musculação 240
Ginástica Olímpica – 210

Se desejar saber qual é o gasto calórico da atividade que você pratica, procure um endocrinologista e faça uma avaliação física.

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Thaís
06/01/12


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    Prof. Esp. Juçanã Mendes Ilha - 10/01/2012

    Na verdade o que importa é o balanço calórico, negativo para quem quer perder peso, positivo para quem quer ganhar e equilibrado para quem quer manter. Além disso os exercícios físicos devem ser programados para quebrar o estado de equilíbrio dinâmico do organismo(homeostase) para promover melhora de performance, respeitando o princípio da individualidade biológica de cada um, tarefa para o educador físico.