Genética molecular e suas aplicações

A genética molecular estuda o código genético e suas possíveis modificações para usos, principalmente, da medicina e da agricultura.

Ilustração de manipulação genéticaA genética molecular se iniciou a partir da genética clássica, e estuda com maior ênfase as estruturas e funções dos genes moleculares, sendo usada principalmente para a determinação de padrões relacionados à descendência dos indivíduos e na avaliação e classificação correta dos organismos, conhecida como sistemática molecular.

A genética molecular estuda todas as características herdadas, chamadas de genótipos e fenótipos, e que podem ou não mudar a sequência do DNA e RNA, sendo que cada indivíduo possui um conjunto de DNA e RNA  diferente e único. Entre outras áreas de estudo estão:

                       

Identificação por DNA

É responsável por identificar os genes responsáveis pelo fenótipo em casos de genes mutantes, responsáveis por doenças que modificam o código genético das células sadias. É possível ainda identificar os trechos do DNA humano que variam entre as pessoas, sendo muito usado para o teste de paternidade.
Ovelhas em tubo de ensaio

Clonagem do DNA

A partir de estudos com uma molécula de DNA recombinante produzida em bactérias, foi avaliado se dentro de um tubo de ensaio é possível se multiplicar e gerar cópias idênticas de DNA.

Genoma humano

É conhecido como terapia gênica ou terapia genética. É um procedimento que estuda as fitas de DNA para encontrar a cura para doenças hereditárias humanas por meio da substituição dos genes mutantes, buscando a cura para vários tipos de doenças.Alimento transgênico

Transgênicos

Os alimentos ou animais transgênicos são produzidos por modificação genética, incorporado genes de outras espécies, injetando uma ou mais moléculas de DNA no organismo, que irá transmitir os genes incorporados aos seus descendentes .

Com a evolução dos estudos sobre a genética, cresceram debates sobre o assunto. Entretanto, é cada vez mais comum a influência de tais conhecimentos em ramos da medicina e a agricultura, justificada como uma forma para conseguir obter melhores produtos e tratamentos.

 

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
26/09/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook