Geografia humana do Brasil

Geografia humana do Brasil

Geografia humana é o nome dado ao estudo de uma população, através de aspectos sociais, econômicos e de âmbito populacional.

Imagem sobre a Geografia Humana do BrasilCampo ainda não muito abordado pela mídia nem pelos estudiosos, mas em grande crescimento nas discussões sobre a nacionalidade, a geografia humana do Brasil tem como principal objetivo a análise das características diversas da população brasileira, através de uma leitura de suas variantes étnicas e culturais, dos aspectos socioeconômicos da população, da distribuição qualitativa e quantitativa populacionais, além de outros temas como a divisão regional em nosso país. Há também uma importante abordagem histórica sobre a formação de nossa identidade nacional e a ocupação de nosso país, tanto na esfera social quanto culturalmente.

A diversidade étnica

Ilustração sobre a diversidade étnica no BrasilO Brasil apresenta, particularmente, características interessantíssimas ao estudo da geografia humana. Reconhecido como um dos países com maior diversidade étnica em todo o mundo, a população brasileira porta características adquiridas dos brancos colonizadores europeus, dos negros africanos e dos nativos indígenas, além de traços oriundos dos imigrantes asiáticos. A identidade da população brasileira teve uma construção que demorou séculos, tendo como principal agente a miscigenação, nome dado à mistura e à interação entre povos de diferentes etnias.

A grande população

Além da grande variedade étnica criada no território brasileiro através da miscigenação, outro dado que faz com que a geografia humana do Brasil seja interessante é sua grande população. Segundo os dados informados pelo Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do Brasil já ultrapassa os 190 milhões de habitantes. Tal quantidade humana faz com que o Brasil seja o quinto país mais populoso do mundo, atrás apenas de China, Índia, EUA e Indonésia. Pode-se imaginar que a grande quantidade de habitantes unida ao caráter de diversidade da população nos cria um verdadeiro universo dentro de um país.

Mais sobre geografia humana do Brasil

A baixa densidade demográfica

IBGE e Censo

Outro fator importante de analisarmos é a baixa densidade demográfica populacional relativa. Apesar da grande população, o Brasil é considerado um país pouco povoado, com a densidade demográfica de apenas 22.4 habitantes por km quadrado. Outro fator que merece destaque é a desigualdade na distribuição da população através do território do pais. Para obtermos um exemplo nítido, basta compararmos o contingente populacional do estado de São Paulo (41 milhões de habitantes) com o de toda a região Centro-Oeste (apenas 14 milhões).

A divisão do país em regiões facilita bastante a interpretação da distribuição populacional desigual no território brasileiro. As regiões são determinadas pelo IBGE, e o objetivo é o agrupamento de complexos regionais com semelhanças físicas, sociais, culturais e econômicas. Esta medida também facilita com que sejam desenvolvidas políticas públicas no país.

Conhecer melhor a geografia do Brasil e as características que tornam o país único é muito importante para que haja o desenvolvimento de maior reflexão sobre a maioria dos problemas nacionais.

13/04/12 por Amoedo

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook