Gestação de cachorro quanto tempo dura?

A gestação canina dura algumas semana e é possível acompanhar o desenvolvimento do feto em ciclo que se alternam, a cada 5 dias. Veja!

Cadela com 35 dias de gestaçãoA gestação é comum para a grande maioria dos animais mamíferos. O tempo e as características da gestação variam sempre de espécie para espécie. Na gravidez canina, normalmente o tempo de gestação varia conforme alguns fatores como o tamanho,  quantidade de filhotes. Outro fator de grande influência é a alimentação e também o preparo do local para o parto.

Mas, em alguns casos pode haver uma situação de gravidez psicológica, por isso vale a pena fazer o acompanhamento com um médico veterinário. Algumas características peculiares de uma gravidez real surgem, visto que, são necessárias observações.

                       

Vejamos algumas dicas e informações importantes para manter sua companheira e os filhotes seguros:

Quanto tempo dura

Filhotes caninos que acabaram de nascerA gestação canina dura em média de 55 a 65 dias, ou seja, varia de sete a nove semanas e a cada semana é possível avaliar as mudanças fisiológicas na cadela. Aos 30 dias de gestação é possível realizar o diagnóstico da gravidez pela apalpação, aos 35 dias o desenvolvimento das glândulas mamárias é acentuado, pois ficam cada vez mais rosas e endurecidas e há um significativo ganho de peso.

Aos 40 dias o abdômen fica bem elevado e grande, aos 45 dias ao se fazer uma radiografia já é possível ver as vértebras, costelas, membros e ossos da cabeça dos filhotes, aos 49 dias é possível apalpar a cabeça do feto e as glândulas mamárias ficam maiores e a partir dos 56 dias de gestação é possível ver os movimentos dos filhotes, que podem nascer a qualquer momento.

Alimentação

Alimentação caninaDurante toda a gestação é preciso que a cadela tenha uma alimentação reforçada com ração de boa qualidade e que seja formulada para fêmeas em período gestacional, garantindo assim os nutrientes necessários para ter uma gravidez saudável.

O indicado é fornecer a alimentação em pequenas porções durante várias vezes ao dia para facilitar a digestão e o esvaziamento gástrico. Lembre-se de nunca deixar faltar água, pois a cadela tem que se manter bem hidratada. Como na primeira semana o filhotes se alimentam apenas do leite materno, se preocupe apenas com a alimentação da cadela.

Como preparar o local

Cadela amamentando os seus filhotesAos 46 dias de gestação prepare o local onde a cadela irá ter os filhotes e a coloque para dormir no local, coloque jornais para deixar o local limpo, cesto de lixo para jogar o jornal sujo, uma lâmpada de 100W por perto para manter os filhotes aquecidos e coloque uma toalha macia para receber os pequenos.

Para garantir a saúde do seu cão e dos filhotinhos, não dispense o acompanhamento de um médio veterinário, que poderá sanar todas as dúvidas e cuidar de detalhes importantes como assepsia, alimentação, medicação e vacinação.

Quer ver como o filhote é enquanto permanece no útero da cadelas? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

https://youtube.com/devicesupport

Veja mais sobre cães

6 votes



Thaís
20/09/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    conceição maria moreira - 14/03/2013

    gostaria de sabe se a isalubridade conta na hora da contagem de anos trabalhados.

    maria elza de oliveira martins - 06/02/2013

    gostaria de saber se com 48 de idade e 30 anos de contribuição eu recebo a minha aposentadoria integral.

    albilene - 08/03/2012

    gostaria de saber o meu esposo falta apenas um ano e sete meses pra ele se aposentar por tempo de servi;o ai a empresa demitiu ele, a empresa poderia fazer isso ou nao