Gestação de cachorro quanto tempo dura?

A gestação canina dura algumas semana e é possível acompanhar o desenvolvimento do feto em ciclo que se alternam, a cada 5 dias. Veja!

Cadela com 35 dias de gestaçãoA gestação é comum para a grande maioria dos animais mamíferos. O tempo e as características da gestação variam sempre de espécie para espécie. Na gravidez canina, normalmente o tempo de gestação varia conforme alguns fatores como o tamanho,  quantidade de filhotes. Outro fator de grande influência é a alimentação e também o preparo do local para o parto.

Mas, em alguns casos pode haver uma situação de gravidez psicológica, por isso vale a pena fazer o acompanhamento com um médico veterinário. Algumas características peculiares de uma gravidez real surgem, visto que, são necessárias observações.

                       

Vejamos algumas dicas e informações importantes para manter sua companheira e os filhotes seguros:

Quanto tempo dura

Filhotes caninos que acabaram de nascerA gestação canina dura em média de 55 a 65 dias, ou seja, varia de sete a nove semanas e a cada semana é possível avaliar as mudanças fisiológicas na cadela. Aos 30 dias de gestação é possível realizar o diagnóstico da gravidez pela apalpação, aos 35 dias o desenvolvimento das glândulas mamárias é acentuado, pois ficam cada vez mais rosas e endurecidas e há um significativo ganho de peso.

Aos 40 dias o abdômen fica bem elevado e grande, aos 45 dias ao se fazer uma radiografia já é possível ver as vértebras, costelas, membros e ossos da cabeça dos filhotes, aos 49 dias é possível apalpar a cabeça do feto e as glândulas mamárias ficam maiores e a partir dos 56 dias de gestação é possível ver os movimentos dos filhotes, que podem nascer a qualquer momento.

Alimentação

Alimentação caninaDurante toda a gestação é preciso que a cadela tenha uma alimentação reforçada com ração de boa qualidade e que seja formulada para fêmeas em período gestacional, garantindo assim os nutrientes necessários para ter uma gravidez saudável.

O indicado é fornecer a alimentação em pequenas porções durante várias vezes ao dia para facilitar a digestão e o esvaziamento gástrico. Lembre-se de nunca deixar faltar água, pois a cadela tem que se manter bem hidratada. Como na primeira semana o filhotes se alimentam apenas do leite materno, se preocupe apenas com a alimentação da cadela.

Como preparar o local

Cadela amamentando os seus filhotesAos 46 dias de gestação prepare o local onde a cadela irá ter os filhotes e a coloque para dormir no local, coloque jornais para deixar o local limpo, cesto de lixo para jogar o jornal sujo, uma lâmpada de 100W por perto para manter os filhotes aquecidos e coloque uma toalha macia para receber os pequenos.

Para garantir a saúde do seu cão e dos filhotinhos, não dispense o acompanhamento de um médio veterinário, que poderá sanar todas as dúvidas e cuidar de detalhes importantes como assepsia, alimentação, medicação e vacinação.

Quer ver como o filhote é enquanto permanece no útero da cadelas? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Cachorros no útero - Gestação Canina

Veja mais sobre cães

5 votos



Thaís
20/09/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    alisson - 27/01/2014

    gostei de tudo tirei minhas duvidas eu tenho uma cadela chamada MEL ela e da raça cofap e esta gravida pela segunda vez mas a primeira nasceram mortos os cachorros

    kamily - 15/11/2013

    adorei entendi tudo inha cadela ja engravidou tantas vezes e hja esta gravida de novo e veio o assunto minha vo disse que demora 3 messes e o meu tio disse 2 messes e o titio que teve razao parabens a minha cadelinha mel ou ela tem em novembro ou em dezembro os ultimos filhoes dela agene deu um morreu mais ele era lindo e tinha olhos claros vamos ver como ira ser os outros filhotes

    ailton edson - 20/09/2013

    gostei muito do esclarecimento do zun obrigado equipe do zum fiquem na paz

    André luiz - 06/08/2013

    Tenho uma cadela da raça labrador o nome dela é Ravena ela tem um ano e quatro meses e vai parir pela primeira vez espero q corra td bem a ansiedade é muito grande...

    narjara - 23/07/2013

    oi gostei muito da leitura do zun

    Alciene - 16/07/2013

    Tenho uma cadelinha que chama-se NINA...Ela tem 3 anos...Vai parir pela primeira vez...E estou muito ansiosa..

    rita - 13/06/2013

    Estou muito preocupada com minha cadelinha chamada Dalila ela tá preia e com essas dicas fiquei aliviada pois é a primeira vez que vai ter seus filhotes a raça de é pinche.

    Ana paula Silva - 12/04/2013

    Eu tenho uma cadelinha chamada Nina Shunauzer ela tem 4 anos terá alguns filhotinhos, estou esperando muito anciosa por essa cria.

    liberalino lage - 07/03/2013

    gostei muito da informação , me foi muito util e me deu conhecimento

    Tamiriscorrea - 02/06/2012

    é agora sei de tudu