Getúlio Vargas biografia resumida

Getúlio Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945 e fez grandes revoluções sociais e econômicas se tornando uma figura histórica desse país.

Foto do presidente Getúlio Vargas.Getúlio Vargas nasceu no município de São Borja no Rio Grande do Sul em abril de 1882, embora declarasse para todos que nasceu em 1883. Estudou uma época em Ouro Preto, porém logo voltou para sua terra natal e tentou carreira militar se tornando soldado aos 16 anos. Formou-se advogado e trabalhou na promotoria pública do fórum de Porto Alegre, mas não demorou muito para voltar a São Borja. Sempre de destacou como bom orador e por seus interesses políticos, começando neste meio como deputado estadual.

Passos até a presidência

FeAssinando a posse como presidente em 1930.z uma grandiosa carreira política em seu estado e por isso foi convidado a concorrer a uma cadeira como deputado federal que estava em aberto pelo falecimento de Rafael Cabeda e se tornou líder da bancada, completando o mandato e sendo eleito por mais dois anos. Em 1926 tornou-se Ministro da Fazenda por um ano no governo de Washington Luíz. Após um período como ministro, Vargas volta ao Sul para se tornar presidente do estado (hoje chamado de Governador). Com o mandato de Washington acabando, vários nomes foram citados para a presidência do Brasil, mas políticos paulistas e mineiros não entravam em um acordo na política do café-com-leite, porque o então presidente queria um paulista (Júlio Prestes) para sucedê-lo, causando uma revolta armada. Com tantas desavenças Júlio acaba sendo deposto e Vargas como candidato oposto assume a república.

         

Destaques da Era Vargas

Entre os grandes acontecimentos da Era Vargas podemos citar o Governo Provisório (no qual criou novos ministérios, diminuiu parte do poder dos estados, vinculação dos sindicados indiretamente ao presidente, estabelecimento da CLT), Revolução Constitucionalista de 1932 (assassinato dos estudantes paulistanos M.M.D.C.), Governo Constitucionalista (Constituição de 1934), Estado Novo (criação do TSN e do DIP para alavancar a imagem de Vargas).

Contudo, esta Era de 15 anos findou-se em outubro de 1945 quando Vargas foi deposto por um golpe militar. Suicida-se em 24 de agosto de 1954.

0 voto



Ariane
08/09/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Muito bem explicativo.

    Tamara Cristina
    11/11/13 às 14:27
  2. muito obrigado me ajudou bastante..
    ate a proxima!!!!

    andreia
    15/05/13 às 18:40
  3. me ajudou muito com o trabalhoda escola obrigada ate quando eu precisar de vcs para um trabalho

    Pamelaferreira
    04/11/12 às 11:18

X
Curta a página