Ginástica Artística aparelhos usados

A ginástica artística envolve os atletas que a praticam e as pessoas que admiram tal esporte com seus aparelhos tão complexos.

arthur zanetti exercicios nas argolas mundial de ginastica em toquioA Ginástica Artística também ficou conhecida no Brasil pelo nome de Ginástica Olímpica e é definida como a arte de exercitar o corpo dando-lhe força e agilidade. E para que o corpo tenha esta consciência de força são realizados diversos exercícios com auxilio de alguns aparelhos. Tornou-se uma modalidade esportiva em 1881 primeiramente em escolas alemãs e somente para homens. Em 1896 passou a integrar as grade esportiva das Olimpíadas e 32 anos depois as mulheres foram autorizadas a participar dos jogos. Os aparelhos começaram a ser usados na ginástica em 1950. Vejamos alguns deles.

Solo

Baseia-se em um estrado de material elástico que amortece as quedas e auxilia na impulsão do ginasta em sua apresentação. Também é uma modalidade na qual os homens têm de 50 a 70 segundos e a mulheres de 70 a 90 segundos para executá-la e são realizados movimentos acrobáticos valendo pontos.

                       

Trave Olímpica

Barra revestida com material aderente para melhor manuseio do atleta com 1,25m de altura, cinco metros de comprimento e dez centímetros de largura. Nela o ginasta deve equilibrar-se realizando giros e saltos.

Mesa

É uma estrutura de metal que varia de tamanho sendo 1,25m para as mulheres e 1,35 para os homens. É revestida com uma textura elástica almofadada que após um salto volta ao formato original. Para que o salto seja executado o atleta deve correr em uma pista de 25m para aproximar-se da mesa e fazer a impulsão para o salto.

Barras Assimétricas

São feitas com fibras sintéticas como a trave olímpica. A mais alta está a 2,36m de altura e a menor está a 1,57m, porém essas alturas podem variar. O peso da trave é de 98 kg e a largura é de 2,40m, sendo que estes números não sofrem alterações. A troca de uma barra para outra é feita através de um voo do atleta.

Uma curiosidade é o esporte que foi inicialmente praticado por homens destacou-se mais no gênero feminino, com suas disputas mais assistidas e divulgadas. Para saber mais acesse o site da Confederação de Ginástica.

3 votos



Ariane
25/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. adorei o texto, me ajudou muito mesmo! bem explicativo, gostei bastante

    lina
    29/10/13 às 19:04
  2. já fiz essa modalidade á 4 anos,não tenha tanto medo.

    camila regis
    17/08/13 às 14:43
  3. eu vou fazer essa ginastica , estou com medo naão sei por que k k k k :) 
    bjus… Ja sei acho que estou com medo de me machucar k k k 

    Never
    26/06/12 às 17:28