Ginástica rítmica resumo

Nunca se encantou com uma apresentação de ginástica rítmica? É um esporte que vale a pena conferir os movimentos das atletas em resumo.

Atletas da ginástica rítmica A ginástica rítmica em resumo surgiu há anos atrás, por volta de 1918 depois da Primeira Guerra Mundial, porém só recebeu esse nome quase 30 anos depois na Rússia por ser um esporte praticado com dança e música. Em resumo a partir de 1963 é que de fato começaram as competições oficiais promovidas pela Federação Internacional de Ginástica rítmica (FIG) e em 1984 começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos realizados naquele ano.

No Brasil

Em resumo o esporte tornou-se conhecido na década de 1950 no Rio de Janeiro quando a professora Ilona Peuker chegou à cidade para ministrar cursos para profissionais da educação. Ela formou então o primeiro grupo de GR que, por ser algo inovador rendeu muitos aplausos de quem prestigiava suas apresentações em campeonatos internacionais. No ano de 1978 foi criada no Brasil a Confederação Brasileira de Ginástica rítmica, garantindo às atletas maior apoio que teve como resultado classificações em jogos Olímpicos.

                       

A primeira brasileira

GinastaUma atleta brasileira chamada Rosana Favilla disputou pela primeira vez uma Olimpíada como exercícios individuais em 1984 em Los Angels, nos Estados Unidos, depois disso em resumo o Brasil passou a competir individualmente e também em conjunto. Nosso país obteve medalhas em Pan-Americanos (1999, 2003 e 2007) e nas Olimpíadas de Sidney (2000) e Atenas (2004) com movimento e acrobacia rítmica.

Aparelhos utilizados durante apresentações

Ginastica RitmicaEm resumo a corda, que pode ser de sisal ou sintética, seu comprimento varia de acordo com o tamanho da atleta, sua principal característica é o salto realizado durante a coreografia. Arco, sua medida é de 80 a 90 cm de diâmetro e pesa no mínimo 300 gms, não há uma atividade rítmica próprio para o arco, mas é fundamental que haja equilíbrio entre todos os movimentos e flexibilidade da ginasta.

Em resumo também a bola é utilizada para exercícios como a onda, ela deve pesar 400 gms e ter de 18 a 20 cm de diâmetro externo. Em resumo é necessário ter muito equilíbrio e harmonia ao realizar as atividades com a bola que deve ser confeccionada de borracha.

Em resumo maças, é um aparelho semelhante a uma “baqueta”, deve ter o comprimento de 40 a 50 cm e pesar cerca de 150 gms. A cabeça do aparelho deve ter no máximo 3 cm, pode ser de madeira ou algum material sintético, é fundamental ter equilíbrio e movimentos precisos para realizar os exercícios.

Em resumo a fita deve ter 6 metros de comprimento e pesar 35 gramas, sua largura não pode ultrapassar 6 cm, deve ser de cetim e presa a um cabo de 50 a 60 cm, o exercício base com esse instrumento é o pivot.

Em resumo a única diferença que pode ocorrer nos pesos e medidas é para crianças, facilitando o manuseio dos mesmos.

Leia mais resumos sobre ginástica

4 votes



Lucimari
18/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook